ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

A DOR DE BARRIGA



Num processo que tinha como objectivo apurar o que sucedeu com o licenciamento do “freeport” de Alcochete, no qual alguém acusava Sócrates de ter recebido luvas para permitir o que foi feito, tudo acabou em nada porque a investigação foi impedida de chegar ao fim. Em todos ficou a sensação de se ter querido evitar que a verdade fosse esclarecida, o que parece bem claro no modo como o relatório da investigação termina, com a declaração de se não ter podido investigar isto, aquilo e não sei mais o que.
Enfim, foi um processo abortado pela impossibilidade de investigar porque o tempo para o fazer tinha acabado, como se fizesse sentido impedir que a investigação tenha o tempo de que necessitar quando se trata de apurar um crime!
No final, para todos, ou para a maioria de nós, ficou claro que a culpa existia e que sérias irregularidades tinham acontecido e que à conta de um suposto limite de tempo para investigar, deixou de ser feita justiça.
Outro entendimento houve desta vez, na investigação do caso marquês, o qual não só não desrespeitou a lei, como pretendem os advogados de Sócrates, como teve em conta a dificuldade em desmontar os ardis de que estes crimes de colarinho branco se servem para disfarçar o rasto das suas manobras.
Se assim não fosse, se a lei impuzesse limites irrazoáveis para a investigação, sem ter em conta a complexidade dos crimes em apreciação, muito dificilmente algum destes criminosos seria condenado por tão difícil que é desmontar as tramas que urdem com a ajuda de um sistema financeiro que se tornou a selva onde as escondem.
Mesmo assim, ainda fica espaço para algumas dúvidas na interpretação das centenas ou milhares de manobras com que procuram despistar quem investiga, havendo que as suprir com explicações lógicas para as atitudes tomadas, o que a defesa de Sócrates diz não serem nada!
Mas ninguém anda às voltas com dinheiro só para se divertir fazendo corridas para ver quem chega primeiro ao Panamá ou às Ilhas Caimão e volta?
Claro que há interpretações que fazem sentido e outras nem tanto...
E lembrei-me de uma anedota antiga que me parece ilustrar bem isto que digo.
Um menino tinha o hábito de espreitar pela fechadura as aulas de piano da irmã.
Um dia notou que o professor baixou as calças e a irmã levantou a saia e deduziu que, provavelmente, iam “aliviar” a dor de barriga no piano!

Sem comentários:

Enviar um comentário