ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 29 de outubro de 2017

EL FUTUR ÉS ARA, CATALUNHA



Não escondo que sinto uma especial simpatia pela causa catalã que deveria ver as suas razões de independência avaliadas de um modo diferente daquele que a Constituição Espanhola, pouco democrática no seu famoso artigo 155, consente, dando ao opressor o direito de oprimir.
Não se trata de uma região que se rebela e se quer afastar de um conjunto a que naturalmente pertença, mas de um povo, de uma nação que foi dominada contra a sua vontade, da qual Castela tentou destruir as próprias raízes, tal como com Portugal quis fazer, e, por isso, lhe reconheço o direito de decidir o seu futuro, em vez de se sentir encurralada por uma Constituição aprisionante.
Não me parece que a democracia se viva assim e que o problema se resolva retirando a autonomia a um povo que, sem ela, perde todos os seus direitos.
Mas, seja como for, é um problema que os espanhóis terão de resolver e oxalá saibam faze-lo de modo civilizado e verdadeiramente democrático, o que me não parece serem as intervenções estranhas como as da União Europeia e de Portugal que, embora remetendo para a Espanha a solução dos seus problemas, tomam claramente partido pelo dominador, o que fazem por razões meramente económicas.
Quanto a Portugal, acho que deveria ser, pelo menos, comedido nas afirmações que fizesse. Mas é-me agora fácil entender por que o 1º de Dezembro deixou de ser feriado e tantos interesses que a Espanha tem desrespeitado, como acontece no domínio hidráulico e na questão da central e da lixeira atómica de Alamaraz, por exemplo, com pouca ou nenhuma contestação portuguesa.
Não sei se o artigo 155 se aplica aqui também…
Obviamente que se trata de atitudes egoístas e mesquinhas porque nesta política sem ideais e sem respeito por direitos naturais, é o dinheiro que comanda.
Não vi estes políticos tomarem atitudes arrogantes como estas que agora tomam com Puigdemont, quando Trump rompe compromissos importantes para o futuro de toda a Humanidade e toma atitudes chauvinistas inaceitáveis como o faz em relação ao México.
Hipocrisias…

Sem comentários:

Enviar um comentário