ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

A REVOLTA DE UM POVO



E aconteceu o que não devia ter acontecido na Catalunha que, tão simplesmente, quer ser o que é, em vez do que lhes impõem que seja!
Aconteceu porque os catalães foram corajosos contra a ditadura feroz do galego Rajoy que se juntou aos castelhanos para continuar a oprimir os que não o sendo, não desejam continuar a fingir que o são.
Os catalães são uma nação com História e com língua próprias que os reis castelhanos e o franquismo quiseram destruir.
O povo catalão responde-lhes agora e não encontrará Rajoy maneira de apagar o crime que cometeu, nem creio que a Catalunha, sejam as condições quais forem, continue a ser Espanha como pareceu ser até aqui.
No mais puro e criminoso desprezo pelos mais elementares princípios democráticos, da liberdade de expressão e do direito a ser livre, o criminoso Rajoy culpou os catalães pelo banho de sangue que lhes infligiu através dos muitos milhares de capangas que enviou para os massacrar, afirmando, despudoradamente, que tal apenas aconteceu porque desrespeitaram a lei.
Esta é a mentalidade do assassino e não de quem pretende viver de bem com os demais, encontrar com eles as melhores condições de convivência.
Para Rajoy não há discurso, não há conversações. Há uma lei que quer impor a todo o custo com um autêntico acto de guerra contra um povo que apenas exige o direito de continuar a sê-lo.
Mas qual lei que vai contra todos os princípios que devem reger um mundo em paz? A lei que resulta de uma Constituição anti-democrática que aprisiona nações, povos que se recusam a deixar de o ser?
Passaram séculos e a Catalunha continua a existir e não me parece que possa Rajoy algum matá-la alguma vez.
Na realidade, foi Rajoy quem morreu, porque não acredito que se possa ter respeito por quem procede como ele que demonstrou ser a Espanha uma ditadura castrante!
Quase um milhar de feridos, dezenas dos quais com gravidade, cargas policiais em que a raiva dos castelhanos enviados para fazer cumprir a ignominiosa lei foi desmedida, fazem o "quadro" para o qual o mundo olha estarrecido com os métodos de Idade Média utilizados.
Imagens que correm o mundo que não pode deixar de indignar-se com o que vê.
E a União Europeia o que fará? Nada decerto. Coça-se para dentro porque não há políticos de facto, mas ocupadores de lugares que lhes permitem mandar, oprimir, matar até!
Já ouvi o que Marcelo disse e foi assim, fazendo-me lembrar aquela velha máxima “entre marido e mulher não metas a colher”. E muitas mulheres morreram e continuam a morrer quando assim se pensa.
Mesmo assim, a Catalunha votou!

Sem comentários:

Enviar um comentário