ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

A CRUZADA URGENTE QUE SE IMPÕE.




Desde pequeninos que, na escola, nos ensinam que a Amazónia é o maior pulmão da Terra.
Essa área vastíssima de floresta tropical tem uma enorme influência na dinâmica atmosférica que condiciona o clima, assim como é um dos maiores recicladores do CO2 produzido no mundo, tal como o são os oceanos cada vez mais poluídos por resíduos da nossa actividade económica e outras florestas húmidas que, tal como ela, têm sofrido desflorestações excessivas que o sistema económico que adoptámos e que cada vez mais vive de futilidades, tem exigido.
Para ter uma pequena noção da grandeza da Amazónia e da sua importância no equilíbrio ambiental do mundo, basta saber que o caudal do Rio Amazonas que drena esta extensa região corresponde a 15% do total dos caudais de todos os rios do mundo!
Mesmo assim, Temer, o contestado Presidente brasileiro e, ao que se escreve, diz e tudo indica, é um declarado amante da “riqueza” que o empobrecimento geral grangeia aos ambiciosos, decidiu abrir uma reserva na Amazônia, destinada a mineração, que promoverá o desaparecimento de floresta numa área maior do que o território da Dinamarca, o que, naturalmente, provocou críticas duras dos ambientalistas que alertam para a possível continuação do desmatamento, aumentando os já enormes problemas ambientais criados.
Um vídeo crítico de tal atitude, no qual intervêm personalidades bem conhecidas da sociedade e do mundo artístico brasileiro, pretendeu chamar a atenção para a monstruosidade que estava a ser cometida, mas, como me dizem, foi de imediato proibido e retirado de onde fora publicado, “you tube”, “Facebook, etc, o que revela a determinação dos políticos em continuar a decidir ao arrepio do bem do povo e em seu exclusivo proveito. Creem eles que, um dia, perceberão que o dinheiro não alimenta nem supre outras necessidades fundamentais que todos temos.
Mas não são apenas essas personalidades brasileiras que têm de reclamar porque o mal que for feito afectará todos nós, em qualquer parte do mundo omde vivamos.
Já escrevi sobre este tema algumas vezes, procurando chamar a atenção para o crime que é prosseguir as políticas de desflorestação praticadas, além de outras atitudes impostas pelo crescimento económico selvagem que se alimenta dos vícios de consumo que em nós cria, enquanto nos vai retirando o Ambiente de que necessitamos para viver.
Então, de que nos servirão os milhões que juntámos?
E não posso deixar de recordar aqui a atitude do Presidente americano cuja decisão de não acatar o acordo de Paris, vai aumentar muito a produção de CO2 cuja capacidade de absorção Temer pretende reduzir para além daquela que a desmatação actual já reduziu.
Pelas figuras que apresento pode ter-se uma noção de quanto a floresta amazónica já perdeu ainda que se refira apenas a 2013.
Não consigo compreender, de todo, as decisões que os políticos tomam, a menos que o seu propósito seja legar o inferno aos seus filhos e netos.
Mas já me habituei a que seja assim porque já reparei que ninguém alguma vez ensinou aos economistas que raspar demasiado o cotão do bolso acaba por rompê-lo. E é já o cotão que estamos a raspar depois de termos gasto, num curto espaço de tempo, quase tudo o que a Natureza levou milhares de milhões de anos a criar.
Por isso é urgente e da maior importância que todos militemos nesta cruzada final de recuperação do único planeta que temos, com respeito pela Natureza que agredimos, esquecendo que somos parte dela e não seus donos!
O Mundo precisa de outros políticos sem ânsias de poder que destruam o nosso mundo.
TODOS PELO NOSSO MUNDO!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário