ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

CATALUNHA! E AGORA?



Tal como o referendo que, contrariado brutalmente pelas forças policiais de Rajoy, não decorreu em condições de regularidade aceitável para que seja suficientemente credível, também à manifestação pró-Espanha de ontem, com gente a vir de todo o lado, decerto até de Madrid, me não parece que possa ser dado qualquer crédito como manifestação de vontade dos Catalães.
Depois, não tenho dúvidas, o dinheiro ainda tem mais força do que as convicções e, tal como os ratos quando pressentem o afundamento do navio, foge! 
E assim a economia catalã independente fica desfeita e a sua liberdade condicionada, à conta de uma Europa que em vez de ser cordatamente interventiva para que a questão tivesse uma solução política, preferiu lavar as mãos como o Pilatos, deixando que os “meninos desavindos” se esfolem quanto puderem.
Mas haverá, ainda, política? Tudo muda e só a ela se mantém estática sem se adaptar à realidade?
Bancos e empresas foram fazendo a debandada que poderá pô-los a salvo das trapalhadas que podem seguir-se.
Apenas duas verdades ressaltam de tudo isto, a de que existe, e desde há muito, um forte e genuíno sentimento independentista na Catalunha e, em Madrid, um centralismo feroz de que uma Constituição ardilosa se torna garante, Rajoy se tornou polícia e Filipe VI o rosto que destapou no discurso, bem filipino, que fez.
Não sei como será daqui para a frente. Mas até aqui, os catalães, apesar de corajosos, não terão sido muito hábeis a defender a sua vontade e pouco mais terão conseguido do que acicatar ânimos que poderão manifestar-se em outras tentativas, porque esta já deve ter morrido, apesar de eu estar convencido de ter saído reforçada  a causa que tentaram fazer triunfar.
A hipocrisia política uma vez mais foi evidente nas múltiplas declarações que mundo fora foram sendo feitas, não por convicção, mas por interesse, não vá o raio cair-lhes em casa!
Apesar de tudo, continuo a pensar que, para bem da convivência pacífica, muita coisa deve ser mudada nesta política que cheira a bafio e que, mais uma vez se viu, não resolve problemas ou tenta resolvê-los pela força!
A verdade é que o problema catalão não ficou resolvido. Antes terá ficado bem mais complicado porque o bem senso não foi o que imperou em tanto disparate que foi feito.
Não me admiraria que, dentro de algum tempo, outras “catalunhas” apareçam, a menos que às fronteiras se dê novo significado.

Sem comentários:

Enviar um comentário