ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

ESPANHA OU REINO DE CASTELA?



O Discurso do Rei de Espanha, acusando os responsáveis catalães de desobediência constitucional e de perturbação da unidade nacional, fez-me lembrar aquele que seria o de um chefe daqueles gangues de onde, uma vez entrado, não há como sair senão morto!
De que unidade nacional falaria Filipe, um nome de má memória para Portugal porque, de Castela, um Filipe também quis anexar Portugal a essa amálgama de nacionalidades em que apenas não entrou porque o povo português não quis e lutou bravamente pela liberdade que não quis perder e pela nacionalidade que não quis trocar por outra.
A Espanha é um Estado, sem dúvida, no qual a nação catalã, tal como outras, foi integrada contra sua vontade, o que, nestes tempos tão “compreensivos” para certos tipos de liberdade, parece não existir modo de a fazer valer quando se trata de uma nação querer ser livre e ter a sua própria personalidade que lhe foi negada pela força.
Ainda ninguém se apercebeu de que a Espanha é uma invenção de Castela que subjugou nações vizinhas das quais quis apagar a História e fazer esquecer a própria língua?
Há quem diga que a ditadura em Espanha acabou com a morte de Franco, mas a verdade é que ela se prolonga nestes aspectos das nacionalidades que continuam a ser reprimidas com a mesma violência com que foram conquistados territórios e subjugados povos.
Por que se não dispõe a Espanha a dialogar? Por que razão não deixa o Governo espanhol que sejam os catalães a decidir livremente o futuro que, em maioria, desejarem?
Por causa do já tão falado artº 155 da sua Constituição, o tal que parece a porta de uma cela?
A União Europeia condenou a violência como forma de resolver os problemas, mas acrescentou que deveriam ser resolvidos internamente de acordo com a Constituição, o que significa não serem resolvidos os problemas que já duram há séculos, primeiro porque a força o não consentiu e, agora, porque a tal constituição o não consente! Então o que haverá para resolver?
Eu continuo a pensar que os catalães têm o direito a escolher e em democracia escolhe-se através de votação cujos resultados devem ser acatados. Como tiveram os escocesses, como querem ter os curdos e outros povos que a força bruta desbaratou.

Sem comentários:

Enviar um comentário