ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

NÃO SE MATAM LEÕES COM FISGA…



Como reagir aos actos terroristas praticados e às ameaças de outros ainda mais sangrentos pelos que fazem do terrorismo a sua afirmação, é a grande questão que se coloca aos europeus que sentem grandes dificuldades em adoptar medidas que possam competir com as que contra si são adoptadas.
O terrorismo internacional tem múltiplas facetas que são outros tantos modos de fazer a guerra cobarde que o terrorismo é, não sendo fácil enfrentar todos sem trair alguns dos princípios da liberdade e dos direitos que, no nosso modo de viver, reconhecemos ao Ser Humano.
Não sei se, na perplexidade da situação que vivemos, devemos oferecer a outra face a quem nos agride, se adoptar o princípio de que “quem com ferro mata, com ferro morre”, como Cristo ensinou também!
Será que os princípios atávicos que nos regem têm de ser a nossa perdição por nos imporem que reconheçamos aos outros os direitos que eles, declaradamente, nos não reconhecem a nós?
Será que, por eles, estaremos dispostos a expor os nossos filhos e netos ao horror da submissão à intransigência que nos quer dominar?
Não me façam perguntas a que não sei responder nem pelas quais a minha insignificância não pode ser responsável, mas tudo me diz que alguma resposta eficaz deve ser dada às afrontas dos que fazem dos nossos princípios a sua arma mais eficaz.
Será uma questão de ordenamento de valores ou teremos, apenas, de clarificar a hipocrisia dos que, por comodismo, os invocam sem os praticar?
Seja como for, é evidentemente inútil pensar que a melhor solução seja “caçar leões com fisga e moscas com carabina”!


Sem comentários:

Enviar um comentário