ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 15 de novembro de 2015

O CARREIRISMO DE COSTA



Assinei uma petição para que Cavaco não emposse António Costa como Primeiro-Ministro de Portugal.
Mas nem sei bem por que o fiz.
Decerto por um impulso que as atitudes oportunistas deste estranho candidato a primeiro-ministro me ditaram, a preocupação que as suas propostas me causam e não por um acto que a racionalidade me tenha proposto como solução para qualquer coisa, pois sei que não se podem tomar decisões tão importantes como esta em função de petições que, obviamente, outro valor não têm para além de mostrar uma preferência, um descontentamento, uma preocupação de um grupo de cidadãos, cuja grandeza o número de assinaturas recolhidas revela.
Não é comum que estas petições atinjam dimensões bastantes para terem um significado que seja indicador de uma preferência nacional dominante e, por isso, não passam daí.
Mas se, porventura, o número de assinaturas atingisse números significativos, que teriam de ser muitíssimo superiores aos envolvidos numa sondagem, não poderia a petição deixar de ser considerada uma manifestação de querer que, segundo os princípios democráticos, teria, sem a menor dúvida, um valor indicativo digno de ser considerado.
Mesmo assim, as alternativas constitucionais são escassas e pouco aliciantes nesta situação inesperada de um derrotado em eleições reclamar o direito de governar, em função de “arranjos partidários” que tinha publicamente condenado, o que comprova o espírito carreirista que outras atitudes, também “inovadoras”, já tinham revelado, como o afastamento de Seguro da liderança do PS depois de ter ganho eleições, o qual não é, de todo, aquele que um governante empenhado deva ter.
E eu fico a pensar por que razão o “patriótico” Costa se não submete ao teste definitivo de nova consulta popular que confirmaria, ou não, o desejo da maioria em tê-lo como responsável pela governação deste país.
Mas Costa já disse que não está disposto à alteração constitucional que o permitiria, do que, logicamente, retiro a confirmação do carreirismo que o move e que, inevitavelmente, envolve outras manobras futuras que podem fazer de Portugal um país em sérias dificuldades.

1 comentário:

  1. O RUI DE CARVALHO É UM SONHADOR RSRSRSRSR SE TODOS PENSASSEM ASSIM NÃO TERÍAMOS PASSADO QUATRO ANOS DE FOME. NÃO TENHO VERGONHA DE DIZÊ-LO APÓS AS PENÚLTIMAS ELEIÇÕES FEZ-SE O ACORDO COM OS DINOSSAUROS E DINOSSAUROS PORQUÊ PORQUE JÁ NÃO SABEM ESTAR NESTE MUNDO QUE ELES PRÓPRIOS ARRANJARAM A FORMA E DEVE ATÉ UM TROFEU PARA O MAIS LADRAO MAIS MENTIROSO MAIS SEM ESCRUPULOS . RESUMINDO, PORQUE É QUE HÁ QUATRO ANOS ATRÁS SE FEZ ACORDO PÓS ELEITORAL E ADORA NÃO SE PODE FAZER???

    ResponderEliminar