ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 8 de novembro de 2015

O VERÃO DE S MARTINHO



Apesar das alterações climáticas de que o malfadado aquecimento global é a causa e depois de uns dias de destruidores temporais, eis que aparece, esplendoroso, o “verão de S Martinho”.
Uma temperatura agradável, um Sol brilhante e um céu limpo fazem as delícias dos amantes da claridade que faz mais leve a alma e torna o coração mais feliz.
São assim os dias que me agradam, afastam de mim as más memórias e me despertam um intenso desejo de viver, de a todos desejar boa sorte e muita saúde.
Mas também me faz lembrar, pelo freso que, apesar de tudo, sinto, o calor aconchegante das belas castanhas assadas que nos meus tempos de menino se comiam nos magustos e agora se compram ao passar na rua onde uma fumaça leve se levanta e um cheirinho agradável nos atrai.
O S Martinho modernizou-se como era inevitável nestes tempos em que, em vez de fazer, se compra feito!
Mas continuaria a preferir, se as houvesse ainda, aquelas festas em que nos juntávamos trazendo, cada um, uma malga de castanhas, arrebanhávamos a lenha para fazer uma boa fogueira debaixo da qual assavam para, depois, as irmos comendo enquanto riamos e cantávamos, num jeito que hoje está esmagado pelo peso dos tormentos de uma vida excessivamente ambiciosa, invejosa e de conflitos constantes.
Assim como já me não parece haver aquele espírito de fraternidade que nos leve a partilhar algo que temos a mais com alguém que mais precise do que nós, como o terá feito o bíblico bom samaritano e a lenda conta que o fez, também, S Martinho, o cavaleiro romano que, num dia de temporal, dividiu a sua capa com um infeliz que, quase sem roupas que o cobrissem, sofria as agruras do frio que lhe cortava a pele e se encharcava na chuva abundante que caía.
Depois surgiu o Sol brilhante e quente que, bom seria, o bom senso poderia trazer, de novo, para as nossas vidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário