ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 9 de dezembro de 2012

A SOCIAL DEMAGOGIA E A SOLIDARIEDADE EUROPEIA





Acabo de ler mais um daqueles textos de busca da culpa, para dizer que é deste, daquele e do outro também e, depois, concluir que não é de Merkel, a Chanceler alemã, a responsabilidade do estado em que Portugal e a maioria dos portugueses se encontram.
De facto, não é! E, atendendo ao que se passou, ao modo como a nossa dívida pública foi crescendo e o nosso bem recheado tesouro minguando depois de 1974, é fácil detectar pormenores que nos fazem saber que a “social-demagogia” é a primeira culpada desta tragédia para a qual diz agora ter a solução!
Mário Soares que, sem pudor nem recato, clama e manobra para que o Governo que, melhor ou pior, vai tentando deter o estado gangrenoso que ele iniciou, foi, quanto a mim e sem a menor dúvida, o primeiro e maior responsável. Fez crescer a dívida pública em cerca de 50%, para além do desgaste provocado num tesouro nacional bem recheado que encontrou. Gastou-o no folclore que promoveu sem que nada de estável construísse. Acabámos no FMI!
Controlaram a situação os que se lhe seguiram, mas António Guterres, lucidamente, acabou por reconhecer ser a “social-demagogia” um regime insustentável que levaria Portugal ao atoleiro em que derrapa agora. Tinha razão e e desistiu!
E foi-se a dívida mantendo em cerca de 60% do PIB, um nível que, diz-se, é o normal numa economia equilibrada, até que surgiu quem, sozinho como dizia, resolveu puxar pelo país e elevar, em mais de 50%, a dívida pública, ao mesmo tempo que, num autêntico delírio de novo-riquismo pacóvio, muita gente o imitou e se lançou num consumismo excessivo que levou a dívida privada também para valores descontrolados.
Num tempo em que já muitos chamavam a atenção para as desastrosas consequências de tais procedimentos, Sócrastes persistiu e Portugal ficou a abarrotar de dívidas, o que, naturalmente, levou ao agravamento do crédito, agora em troca de juros excessivos, insustentáveis. De novo um auxílio externo teve de ser pedido!
Temos casas a mais, auto-estradas sem tráfego que as sustente, famílias destroçadas, um parque automóvel irrenovável, empresas falidas, muitas centenas de milhares de desempregados, gente com fome e eu sei lá que mais, em consequência do que um punhado de demagogos fizeram. 
Mas de que vale insistir nas culpas que tenha havido se os erros estão feitos e as consequências duramente se sentem?
Melhor seria pensar em como ultrapassar o problema criado com o menos possível de dor, sem o sofrimento por que tanta gente passa. Esta, sim, é a verdadeira questão que se nos coloca depois de um primeiro embate inevitavelmente muito forte e contundente. É a hora!
Nesta tarefa necessitaríamos da solidariedade da Europa a que pertencemos, mas que em vez disso nos aplica o castigo de termos de ser pobrezinhos e bem comportados, mesmo quando melhores condições, que o princípio da igualdade de tratamento nos garantiria, o poderiam atenuar. Mas recusam-no!
Por isso, para quem culpas procure, eu aponto dois culpados: a social-demagogia e a solidariedade europeia!

Sem comentários:

Enviar um comentário