ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

QUANDO O TIRO SAI PELA CULATRA …



Entre uma Autoeuropa que soube contornar as dificuldades em negociações com a entidade patronal e a Lisnave que não resistiu à intervenção excessiva dos sindicatos, os trabalhadores do porto de Lisboa acabam por, sem quaisquer benefícios e unilateralmente, abandonar o radicalismo de uma greve de que só resultaram enormes prejuízos, fazendo a demonstração completa de como a intransigência não resolve problema algum.
Uma atitude mal compreendida pelas razões que a ditaram e repudiada pelos que mais prejudicou e se esforçavam para tornar menos dura a recuperação económica do país, não tinha como ser bem sucedida. E não foi. O país reagiu à situação e houve quem se dispusesse a fazer o que eles não se dispunham a fazer.
Sines e Leixões, não aderentes à greve, cresceram e tornaram-se os grandes portos portugueses, portos confiáveis e com capacidade para crescer ainda mais, atingindo já cerca de 70% da actividade portuária em Portugal. Por sua vez, Lisboa, Setúbal, Figueira da Foz e Aveiro afundaram-se e desacreditaram-se, não sendo fácil que recuperem da situação que criaram, da falta de confiança que passaram a inspirar a quem não pode dar-se ao luxo de imprevistos em tempos de tamanhas dificuldades.
Grandes estragos resultaram de uma atitude mal pensada que, tudo o leva a crer, serão maiores para os próprios grevistas que não mediram bem as consequências do que se propuseram fazer.
Naturalmente, com o excesso de mão de obra que provocaram, os trabalhadores portuários de Lisboa, Figueira da Foz, Aveiro e Setúbal não poderão deixar de temer pelos seus postos de trabalho, porque será inevitável repor a produtividade degradada e que outros portos, de longe, superaram com menos trabalhadores.
O trabalho é digno de todo o respeito e de toda a consideração, pelo que tem os seus direitos que devem ser respeitados e preservados. Mas quando, deliberadamente, se provocam prejuízos que o país não pode suportar ou se retira às pessoas direitos que também são seus, como a inexplicável greve dos comboios pelo Natal que a tornou uma greve contra o próprio povo, tornam-se impopulares e desrespeitadas, acabando o tiro por sair pela culatra.

Sem comentários:

Enviar um comentário