ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 22 de dezembro de 2012

O TEMPO QUE PASSOU



(publicado no número de Dezembro do NM)
 
Já muito tempo passou desde que nasci. Muito tempo para mim, mas tão pouco na História de que sou parte, a do Homem que julga existir na Terra para a dominar!
Do nosso passado, do nosso ser e do nosso destino ainda há muito por saber. Quem são os nossos antepassados longínquos, como apareceram na Terra, como evoluíram e por onde andaram, são perguntas ainda sem respostas definitivas porque não vêm de muito longe os estudos científicos para as tentar descobrir. Começaram, apenas, no final do Século XIX, um tempo não muito distante daquele em que vim ao mundo.
Depois de uma primeira história simples que coloca o Homem em África, há pouco mais de cinquenta mil anos, na Região dos Grandes Lagos Africanos, de onde, subindo o Nilo, se espalhou por toda a parte, novas descobertas e estudos sugerem uma mais longínqua origem do que nos diferencia dos outros primatas. O hominídeo mais antigo que a Ciência já identificou, terá aparecido na Terra há mais de um milhão de anos, talvez quatro ou um pouco mais, porém sempre a insignificância de um breve instante no tempo muitíssimo mais longo da vida do nosso Planeta formado há mais de quatro mil milhões de anos.
Mas estamos ainda longe de grandes certezas acerca da via ou das vias de evolução até ao Homem Moderno quando falamos de seres que vão dos australopitecos ao homo habilis, ao pitecantropus erectus, ao neerdentalense, ao cro-magnon do qual, é agora ideia, mais directamente descendemos. As hipóteses complicam-se quando os vestígios encontrados parecem mostrar que alguns deles terão coexistido e convivido, talvez com consequências que deixarão para mais longos e demorados estudos outras certezas que, aos poucos, nos vão aproximando da realidade que, creio, sempre nos escapará, por mais próxima que nos pareça.
Nasci cinquenta mil anos ou mais de um milhão de anos, quem sabe, depois do meu antepassado mais antigo ter aparecido na Terra. Apesar disso, devem ter acontecido no curtíssimo espaço de tempo da vida que já vivi, as mudanças mais extraordinárias das quais a Humanidade se deu conta ou fez acontecer.
Vi a população da Terra crescer três vezes mais do que em cinquenta mil anos! Vi evoluir os ronceiros aviões a hélice até aos velozes jactos em que viajamos; vi os carreiros tornarem-se auto-estradas onde, em vez de carroças, circulam potentes automóveis; numa medicina de pouco mais de mesinhas que raramente se opunham com êxito a doenças perigosas, vi aparecerem os prodigiosos antibióticos que, no entanto, as bactérias já vão vencendo e vi descobrir a cura para muitas doenças que eram fatais; vi passar do desconforto de escolas onde o frio era intenso, fazia bater o queixo e “engatinhava” as mãos a ponto de não conseguirem escrever, às escolas com climatização, instalações sanitárias e cantina; vi as longas demoras para conseguir uma simples ligação telefónica interurbana reduzirem-se a breves segundos, mesmo para conversar com alguém nos antípodas; vi aparecer a “bomba atómica” que arrasou grandes cidades; vi acontecerem mais guerras do que todas as que o meu livro de História me deu a conhecer; vi o Homem caminhar na Lua e mandar foguetões e sondas a lugares e a planetas cada vez mais distantes; vi a tecnologia acabar com os incómodos ruídos de uma rádio que tornou mais potente e as emissões regulares de televisão que, de preto e branco, passou a cores e a alta definição; vi nascer a internet, os computadores, a espantosa nanotecnologia que permite que caibam numa mão equipamentos que antes precisariam de um enorme espaço e tantas mais coisas que fariam o enorme espanto dos meus mais próximos antepassados e deixariam incrédulos, mesmo julgando-se vítimas de alucinações, outros mais distantes mas que ainda conheci.
Enfim, vi tanta coisa acontecer e tão depressa que mais me parece que um filme passou diante dos meus olhos enquanto nem sequer me afastei desta cadeira onde, sentado, fui desfiando estas recordações.
E dou comigo a pensar como, a par de tantos progressos, de tanta coisa excelente que pode fazer melhor a nossa vida, tantos e tão grandes disparates se fizeram também e tão profundos estragos foram causados a este único mundo que possuímos para viver, apenas no curtíssimo intervalo de tempo de uma vida. A par da inteligência de que somos dotados, o egoísmo e a inveja levam-nos a procedimentos que nos ofuscam o entendimento da realidade, quase destroem a vida e nos causam problemas enormes.
Perturba-me esta vertigem das últimas décadas que tão profundamente fez mudar tanta coisa, do que os políticos parecem não se dar conta ou não ter força bastante para corrigir as erradas e inadequadas práticas em que persistem, como na ânsia de viver num dia o que, antes, se vivia em muitos anos. Um ritmo que a Natureza não acompanha nem suporta.
Mas ainda conservo a esperança de que a Humanidade se aperceba, a tempo, de um novo caminho de felicidade que pode trilhar, esquecendo tudo aquilo que é a causa das preocupações e das desgraças que ameaçam tornar a vida num profundo caos.

Sem comentários:

Enviar um comentário