ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O FIM DO MUNDO!



Desde muito novo que oiço falar do “fim do mundo”, um assunto que, de tempos a tempos, sai do esquecimento para aparecer como notícia de acontecimento que uma lenda qualquer leva a prever.
Falava-me a minha avó Graça de um dito antigo, supostamente originado nas palavras de um profeta que apregoou “até mil e tantos. A dois mil não chegarás!” O fim do milénio acabou por ser agitado pelo temor de um “crash” grave da Internet, mas o mundo continuou.
De resto, os finais de século e de milénio sempre se prestaram a especulações deste tipo, com histórias fantásticas e explicações mirabolantes que parecem justificar o fim. Vão passando uns e outros mas o mundo continua, com novas lendas e novos mitos que atiram o seu fim para outros momentos.
Pelo princípio de que tudo quanto começa acaba um dia, também este planeta Terra, que se terá formado há mais de quatro mil milhões de anos, um dia morrerá. Na mais distante das hipóteses, a vida na Terra extinguir-se-á quando o Sol já não conseguir fornecer-lhe a energia necessária para a sustentar, o que, normalmente, se admite que aconteça dentro de mais de dez mil milhões de anos. Mas outros fenómenos mortíferos podem acontecer, como outrora já terão acontecido, cujos efeitos dependerão da sua natureza e magnitude..
Desta vez, a razão é o calendário dos maias que tem o seu último dia de um ciclo de 5.125 anos a 21 deste corrente mês de Dezembro, o que não significa, de todo, o fim do mundo nem condiz com qualquer facto real que a Ciência reconheça como possível causador de uma catástrofe de dimensão planetária.
Repetidamente tenho concordado com os que afirmam a inevitabilidade de um outro modo de viver que se adapte aos ciclos reais de uma natureza com os seus ritmos próprios que não há tecnologias que possam alterar.
Pode este ser um fim também, mas, apesar disso, será o começo de um novo modo de viver, de um novo ciclo mais conforme com os recursos do planeta que habitamos e por isso, mais vivido e com menos preocupações.
São cada vez mais evidentes as razões pelas quais se pode afirmar que está em curso um fim de ciclo cuja recusa de aceitação causa problemas cada vez maiores que sentimos no clima, nas recessões económicas sucessivas, na degradação ambiental progressiva, na superabundância de toxinas nos mais variados meios, nas carências de alimentos e de outros recursos essenciais, bem como de conflitos de interesses cada vez mais acirrados, dos quais nunca são de esperar boas consequências.

Sem comentários:

Enviar um comentário