ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

AFINAL, QUE FUTURO NOS ESPERA?



Estou dividido entre o apoio que tenho manifestado a um governo que tem como missão fundamental recuperar as finanças do país e o desapontamento que sinto pelas atitudes que manifestam a falta de sensibilidade social que não olha às dores que causa, em favor dos resultados que, supostamente, alcança.
As dores estão bem evidentes na pobreza excessiva e dolorosa que o “programa de ajustamento” criou e continua a criar, enquanto os resultados me fazem lembrar as sempre longas esperas por melhores dias durante as quais a um “aperto de cinto” outro se segue, o túnel longo e escuro onde até a ténue luz de um pirilampo nos faz pensar que é já o fundo ou um jogo de lotaria em que o mais provável é perder!
Mas pior do que tudo isto é o estado de espírito que cria uma sensação de desamparo de um povo que não consegue ver no seu governo quem o defenda contra os vampiros que lhe sugam o sangue nem quem lhes dê conta das verdadeiras razões daquilo que faz, como seria seu dever faze-lo.
O Governo deslumbra-se com as loas com que a Troika o convence de êxitos de que não conseguimos dar conta e com os louvores à forma disciplinada como cumpre o que lhe é imposto, mas esquece-se das dores do povo que em si depositou a esperança que, aos poucos, vai perdendo.
O Governo entrou pelo caminho da mistificação nas explicações que dá, nas afirmações feitas que desmente e nas perspectivas que aponta. Não se constrói, deste modo, o futuro risonho que, depois da tormenta, nos prometem, nem a esperança será suporte que possa acalmar a dor causada por tanta austeridade que um hipotético regresso à prosperidade exige.
O drama é que não vejo alternativas a que possa confiar a esperança da qual já pouca me resta, porque seriam excessivamente graves as consequências das aventuras em que PCP e BE nos lançariam e não vejo qual possa ser o caminho que o PS nos propõe quando recusa intervir nas decisões sobre as reformas de que o equilíbrio futuro não pode prescindir. Uns fazem o seu trabalho de oposição sistemática e o outro espera a sua vez na alternância que, mais cedo ou mais tarde, lhe reentregue o poder.
O que será de nós, o futuro o dirá. Que seja bom, peço a Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário