ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

AS MÁS COMPANHIAS



(O ministro das finanças alemão)

Por conselho da França e da Alemanha, Portugal não deverá solicitar a suavização dos reembolsos dos empréstimos europeus e do pagamento dos respectivos juros, à semelhança do que foi concedido à Grécia que, de resgate em resgate, vai sofrendo o tremendo castigo que os seus parceiros europeus decidiram impor-lhe em vez da solidariedade que lhe deveriam prestar.
Segundo aqueles “países amigos”, o pedido de Portugal não se justificaria pela situação completamente diferente da que se verifica na Grécia, ignorando o princípio da igualdade de tratamento de todos os países sob programa de assistência financeira estabelecido em Julho de 2011 e que Jean-Claude Juncker, primeiro-ministro do Luxemburgo e presidente do Eurogrupo, reafirmou quando foi decidido conceder à Grécia a melhoria das condições a que Portugal se julga, por isso, com natural direito.
Não tenho dúvidas de que a situação na Grécia corresponde a uma calamidade de dimensão ainda não atingida em Portugal, mas recuso-me a aceitar que a austeridade tenha de ultrapassar um determinado nível para ser desumanidade. E o que a Europa deixa os povos dos países assistidos sofrer é, sem a menor dúvida, desumanidade.
De onde haveremos de esperar solidariedade senão dos parceiros que, parece que erradamente, escolhemos para percorrer os difíceis caminhos da recuperação de uma crise que, aos poucos, vai atingindo todos? Mas se a não temos e, em vez disso, os nossos “amigos” entendem que devemos sofrer as agruras da austeridade que é insuportável para tanta gente, que deveremos pensar da sua “amizade”?
Por isso cada vez menos me agrada esta Europa cínica que nos “aconselha” a não pedir o que nem deveríamos ter necessidade de pedir porque é um direito de igualdade que aliviaria o sofrimento dos portugueses, com a desculpa de que tal nos assemelharia à Grécia que a Europa, sem vergonha, já asfixiou.
Nem me surpreende esta farsa que a França e a Alemanha encenam do “mau aspecto” que daria reclamarmos a igualdade de tratamento que antes havia sido decidida e tem toda a razão de ser, porque nunca foi objectivo desses países a solidariedade que tanto apregoam mas sim a dependência que tanto lhes convém.
Se é esta a solidariedade que Hollande afirma a Seguro, Merkel promete a Passos Coelho e a admiração que Wolfgang Schäuble diz ter por Gaspar, Portugal não me parece estar em boa companhia.

Sem comentários:

Enviar um comentário