ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

A ESCOLHA



Já esperava o chorrilho de disparates e de insultos que se seguiram à mais do que natural escolha de Cavaco Silva para indigitar Passos Coelho para formar governo, em conformidade com os resultados eleitorais.
Têm sido feitas as mais diversas leituras dos resultados eleitorais que, para alguns, são uma clara manifestação de que o povo português deseja que a esquerda governe, mas na qual o que mais parece evidente é a humilhante derrota de quem parecia ter tudo para ser o grande vencedor, depois de quatro anos de governação muito difícil após uma situação de pré-bancarrota que um resgate financeiro evitou.
Nem creio que pudesse ou devesse o Presidente da República proceder de outro modo numa situação em que lhe cabe toda a responsabilidade, deixando para a Assembleia da república o ónus de rejeitar ou não o Governo e o programa de governo que Passos Coelho vai apresentar.
A quem diga que é uma perda de tempo ser constituído um governo que a Assembleia da República, muito provavelmente, vai reprovar, eu responderei que é bom senso, assim como a quem diga que o Presidente da república agiu de modo faccioso eu contraponho que cumpriu o que a Constituição lhe permite, assumindo as responsabilidade que são as suas, deixando para os deputados que assumam as suas também.
Diferente é que seria uma escolha política pela qual seria o único responsável.
Depois disto e por mais que se escreva ou se diga, o processo está a seguir um caminho que a Assembleia da República encaminhará do modo como cada deputado se sentir mandatado pelo povo que representa e, assim, pela interpretação que faça do que seja o desejo dos seus eleitores que poderá não ser o mesmo do líder da seu partido.
Tratando-se do PS, calculo que muitos socialistas se sentirão fortemente incomodados com a derrota de Costa e se sentiriam vexados com a nomeação de um perdedor para Primeiro-Ministro de Portugal.
Creio que muitas dúvidas existirão ainda, que muitas discussões vão acontecer e que, no final, não será tão fácil assim de prever o que vai acontecer na AR onde me não surpreenderia que o programa de governo da Coligação fosse aprovado!
Depois não será, de todo, um governo com estabilidade garantida o que, finalmente, será empossado neste país de tudo ou nada, onde os políticos cuidam mais dos seus interesses do que dos de todos nós, e novas eleições acontecerão, mais cedo ou mais tarde, eleições que, por certo e depois de tudo o que se passou, revelarão a vontade de um povo que não terá bom futuro se julgar ser possível harmonizar políticas tão antagónicas como são as de um BE oportunista, de um PCP leninista e de um PS indefinido.


Sem comentários:

Enviar um comentário