ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

A GUERRA NA CAPOEIRA



São públicas e cada vez melhor conhecidas as divergências entre personalidades e sectores do PS relativamente à óbvia intenção de outros para constituir uma frente de esquerda com o PCP e o BE, para governar Portugal.
Enquanto uns invocam razões profundas e insanáveis para considerar contra-natura um acordo entre intensões tão distantes como são as que os programas de cada partido revelam, outros, como Jorge Lacão hoje afirma em carta aberta a Assis, afirmam que “Fechar a porta a quem finalmente dá sinais de a querer abrir consistiria num erro histórico”.
Eu creio que Lacão se refere à “disponibilidade” do PCP e do BE para fazerem parte do governo ou apoiarem, na Assembleia da República, o que Costa formasse. Deve ser este o abrir de porta que seria um erro histórico não permitir, não sei se para a tentativa vã de diluir azeite em água, se para, finalmente, deixar cair a máscara do “socialismo democrático” que o PS tem usado para disfarçar a sua verdadeira natureza! O PS ou parte dele.
Também me não excluo a hipótese de mera apetência do poder pelo qual se paga qualquer preço!
Por outro lado, da peculiar distinção que Costa fez entre programas partidários e um programa de governação apoiado por sensibilidades inconciliáveis porque são a própria razão de ser de cada partido, fica-me a dúvida sobre para qual lado a porta se iria abrir.
Porque um projecto de governo só faz sentido se for um programa de futuro em que o sucesso cada vez mais depende dos esforços conjuntos que se façam e da união de ideais mais forte que existir, esperarão Costa e Lacão converter o PCP e o BE a partidos europeístas ou, pelo contrário, será o PS que está disposto a acolher os propósitos que fazem, dos seus desejados parceiros, partidos que vêem na saída da Europa e do Euro a única forma de resolver os problemas que de Portugal?
Não vejo como, sem a conversão de alguém, se não de imediato pelo menos em futuro conveniente, se possa constituir um grupo sólido, sem o que tudo não passará de uma “santa aliança” oportunista para tomar retirar a governação a quem governava de modo a merecer mais apoio eleitoral do que qualquer outro programa apresentado.
A “coligação” que durante quatro anos governou em condições dificílimas, não alcança a maioria por um número mínimo de deputados. Uma diferença que pequenas divergências poderão facilmente inverter.
Se a frente de esquerda que Costa e Lacão desejam se formar, outra guerra se seguirá, mais feroz ainda, entre três que, cada um de per si, tem o seu programa de futuro, distinto, bem definido e radical.
É o que depreendo das palavras de Louçã quando diz que apenas uma aliança plena e não circunstancial, será a que pode criar uma verdadeira frente com estabilidade para governar.
Vamos esperar para ver se a “frente” acontece e, se acontecer, quanto tempo demora a começar a guerra na capoeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário