ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 25 de outubro de 2015

O SÍNDROMA DA TORRE DE BABEL



Depois de ter ouvido de Catarina Martins que todas as divergências entre PS e BE estavam ultrapassadas, no que, naturalmente, acreditei tanto como ser possível ir à Lua numa prancha de surf, chego à conclusão de que, afinal e como já havia compreendido, nada mais existe do que um acordo para não aprovar o programa de governo de Passos Coelho e, em alternativa, aprovar o de António Costa, mesmo sem neste caberem, tal como no de Passos Coelho, os objectivos programáticos que são a razão de ser do BE e do PCP que, pelos vistos, se deseja aliar à mudança.
Deste modo se constitui a frágil maioria liderada (?) pelo grande derrotado das eleições, tão frágil quanto as divergências dentro do PS e nos confrontos insanáveis entre os dois bastiões da extrema esquerda portuguesa.
Assim, espera Costa assumir o poder que os portugueses lhe não confiaram e a “esquerda” alterar o padrão de governação em Portugal que passaria da tradicional alternância entre os dois maiores partidos, PSD e PS, para outra entre a “direita” e a “esquerda” como se estas designações ainda tivessem o significado que outrora já tiveram mas perderam quando a degradação ambiental e a escassez de recursos apontam um só caminho que é o da inteligência e da moderação para minimizar os efeitos de mau agouro que tanto erro praticado pela “economia” que todos praticam foi causando.
Porém, nasce esta “maioria” de esquerda com o síndroma da Torre de Babel cujo objectivo mal definido e inacessível, rapidamente pôs a nu as profundas divergências entre os seus mentores que, inevitavelmente, se afastaram sem que qualquer deles alcançasse o que era o seu "secreto" propósito de hegemonia.
No final do sonho desfeito, todo o esforço, vidas, material e tempo gastos num projecto sem sentido não passaram de perdas que não aproveitaram a ninguém, antes criaram sérios danos a toda a gente.


Sem comentários:

Enviar um comentário