ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

AMANHÃ É DIA DE BRUXAS. E DEPOIS, QUE DIAS VIRÃO?



É uma tradição da Igreja Católica comemorar, em diversas circunstâncias, as “Vésperas” dos grandes dias.
Acontece na véspera do Dia de Todos os Santos, também.
Foi o Papa Bonifácio IV, no século VI DC, quem transformou um templo romano dedicado a “todos os deuses” num tempo cristão dedicado a Todos-os-Santos, aqueles que nos precederam na fé, com uma celebração que o Papa Gregório III, no século VIII DC, fixou definitivamente fixou em 1 de Novembro, com uma festa celebrada na Capela de Todos-os-Santos na Basílica de S Pedro.
Mais tarde ainda, já no século IX DC, o Papa Gregório IV tornou-a numa festa à escala universal, tal como hoje ainda se comemora.
O Dia 1 de Novembro é assim, em todo o mundo, o DIA DE TODOS OS SANTOS, aquele em que, muito particularmente, recordamos os nossos antepassados que já estão junto do Criador, deixando para o dia seguinte a visita às suas últimas moradas para cobrir as campas com flores, o que levou a chamar, ao dia 2 de Novembro, o DIA DE FINADOS.
Tornou-se tradição, como é típico das grandes festas, celebrar as vésperas e, na parte pagã que sempre as acompanha as comemorações religiosas, passou a celebrar-se o DIA DAS BRUXAS na última noite de Outubro.
Lembro-me de, quando miúdo, sair com os meus amigos para arranjarmos abóboras que esventrávamos, delas fazíamos uma careta que, com o interior iluminado por uma vela produzia uma efeito com que amedrontávamos as pessoas que passavam. Também se conseguia tal efeito se nos colocássemos num lugar escuro e, no momento de passar alguém, ascendêssemos uma pequena luz por debaixo do queixo. O Susto estava garantido!
Há lugares em Portugal onde esta tradição se mantém bem acesa, onde as pessoas brincam ao dia das bruxas, Como em Vilar de perdizes, por exemplo.
Mas desde que se tornou “bem” copiar os ingleses ou os americanos, esquecendo cada vez mais o belo português, o dia das bruxas tornou-se no “chiquérrimo” Halloween que não é mais do que um nome que derivou de “all Hallows Eve” (véspera de Todos-os-Santos), do que, por deformação ao longo do tempo derivou para o hoje célebre Halloween.
Assim, a véspera do DIA DE TODOS-OS-SANTOS se tornou no DIA DAS BRUXAS que, hoje em dia, se prefere chamar HALLOWEEN, neste hábito que pegou, até nas escolas, de preferir pavras ingleses às portuguesas.
Amanhã será o dia da bruxas. O que serão os dias que se seguem?


Sem comentários:

Enviar um comentário