ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

FIM DE FESTA!


Obviamente, não sei, não sabe ninguém, quem irá vencer as eleições no próximo Domingo.
Embora o modo de encarar a coisa política ainda seja, para muita gente, assim como ser adepto deste ou daquele clube de futebol, parece-me que começa a haver o entendimento de que é uma coisa diferente, onde os valores que se jogam nada têm a ver com paixões mas sim com o modo como vamos viver o futuro.
Os resultados que acontecerem não nos vão fazer sentir apenas na alma o regozijo ou o desgosto de uma vitória ou de uma derrota, uma sensação que se pode esbater no prazo máximo de uma semana, porque nos farão viver uma vida melhor ou pior, do que teremos a noção todos os dias!
Foram demasiado circenses umas, melodramáticas outras, caricatas ou sonhadoras algumas, as intervenções da maioria dos actores desta manifestação periódica depois da qual se admite que a maioria tem razão e o governo é escolhido em conformidade com ela.
Mas não sei se a batalha que se costuma ficar por aqui, pelo menos durante uns tempos, desta vez se não prolonga, de imediato, numa guerra diferente, com a desilusão de alguns “democratas” a entender que não devem proceder como o entendimento da democracia o faria esperar, tal como o espírito de desforra demonstrado por António Costa o consente prever. Por isso não sei se não teremos um governo que não consegue governar porque uma certa oposição lho não permite!
Mas andaram distantes os interesses de Portugal e nem para a “festa” foram chamados alguns assuntos que, sem a menor dúvida, serão decisivos para o futuro.
Veremos como as coisas vão correr, mas de uma coisa tenho a certeza, a democracia já não é um “acordo de cavalheiros” que aceita as regras que fizeram, mas um vale tudo de mentiras, de insultos e de estupidez que não passam de ser as únicas razões que alguns encontraram para pedir o voto ao eleitorado! Infelizmente foi o que me pareceu ser o que fez um grande partido com responsabilidades que justificariam outra atitude.
Aliás, tal acordo não passava disso mesmo quando as condições no mundo o permitia que fosse. E, assim, hoje governo eu e amanhã governas tu, porque há para todos!
Mas hoje as coisas são diferentes e a realidade da situação que o mundo enfrenta bem mostra que o são. Mas quem liga a isso?
Não sei quem vai vencer, apesar de as numerosas sondagens que por aí foram sendo feitas, finalmente acertarem o passo nas previsões que fazem, com as pequenas diferenças que, inevitavelmente, têm de acontecer.
Mas já não teremos de esperar muito tempo para saber. Mais três dias e esta a “festa” acabada.
Ou talvez não!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário