ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 30 de dezembro de 2012

QUE CAMISOLA VESTIR?



Alguém disse um dia “mostrem-me quem faça melhor, não quem saiba mais”. Este é o pensamento que deveria ser escarrapachado em letras bem gordas naquelas salas onde têm lugar os “painéis de sabedores inteligentes” que a TV, a propósito seja do que for, nos mostra continuadamente.
Custa a crer que, num país tão carenciado de reformas, de coisas novas e bem feitas, haja tantos que dizem saber como seria bem feito e sejam tão poucos os que fazem alguma coisa. Quem faz arrisca-se a errar, o que é natural mas, sobretudo, o que faça é sempre matéria de primeira para os profissionais da crítica e, junto com eles, para o mal dizer daqueles que ainda fizeram pior.
Em Portugal é assim na política e, também, no desporto, particularmente no futebol.
Ontem, num desses painéis de “inteligentes”, vi criticar fortemente o Dr Eduardo Barroso, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, por, em vez de ser discretamente conivente com a direcção, vestir demasiado a “camisola de adepto”.
Pasmei! Continuo a verificar que há, cada vez mais, quem não consiga distinguir entre um clube desportivo e uma outra empresa comercial ou industrial qualquer.
Por mais que tentem aplicar a um clube desportivo as regras de uma empresa diferente, o erro é inevitável, tantas são as diferenças.
Pois eu digo que, a ter de vestir uma “camisola”, o PMAG deve vestir a dos adeptos e não a da direcção, pois foram os adeptos que o elegeram para estar atento aos seus interesses, atento aos interesses do clube. Por isso é aos adeptos que ele deve ouvir, são as suas razões que ele, ponderando-as, deve atender. Mais ainda quando, como no caso do Sporting, os resultados, desportivos e financeiros, justificam as críticas à direcção e a situação do Sporting exige que se trilhe, urgentemente, um novo caminho que não este que o conduz ao abismo!
É a “camisola do adepto” que o PMAG deve vestir, pois compete-lhe defender os interesses do Clube que o elegeu e não os de quem mal o governa!
Barroso sempre vestiu essa camisola com a responsabilidade de quem não pode arriscar precipitações nem provocar alarmes preocupantes. Mas tudo tem um limite, aquele que, se ultrapassado, conduz a maiores danos do que o silêncio e a falta de acção.
Estranho é que seja quando uma mudança radical é mais do que necessária no Sporting e, por isso, ele não pode evitar ceder às reclamações dos sócios e comprometer-se com a marcação de uma Assembleia Geral que destitua a incapaz direcção, estes “inteligentes” apareçam às dúzias, a clamar contra o seu sportinguismo. Estranho não é?
Se o meu apoio lhe servir de alguma coisa, Dr Barroso, ele aqui fica. Apenas lhe peço que se não atrase, senão… volta a ganhar a CONTINUIDADE da desgraça.

1 comentário:

  1. A única camisola que eu sempre vi esse cavalheiro vestir foi a da vaidade.
    Abraço e boas entradas para 2013.

    ResponderEliminar