ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A ESPERANÇA RAZOÁVEL



Referindo-se às manifestações populares contra a austeridade, Passos Coelho disse na Assembleia da República, durante o debate quinzenal, que “não somos cegos nem surdos. Certamente não seremos mudos perante as dificuldades do país”, acrescentando que “é importante que os portugueses saibam que já é reconhecido lá fora, vale a pena explicar agora cá dentro por que razão é preciso continuar”.
Referindo-se à negociações com a Troika, o Primeiro-Ministro classificou-as como muito duras para poder flexibilizar as metas do défice, tal como foi conseguido. Realçou não poder ser inutilizado o “esforço colossal” que o país já fez, o que acontecerá se desistirmos dos nossos intentos de recuperar Portugal.
Quanto à necessidade de flexibilização de metas em consequência das derrapagens que o Orçamento 2012 sofreu, Passos Coelho afirmou que “há dificuldades acrescidas que não foram antecipadas. Não se pode antecipar tudo”.
É verdade que a futurologia que à governação se exige, não é adivinhação. Mas que a crise se alastraria a outros países, tal como a outros ainda se vai alastrar, só não era previsível para os que crêem nada ter mudado, nem as regras em que se baseia em "procedimentos económicos" aos quais a realidade já retirou sentido.
Sem retirar uma vírgula às críticas que fiz a esta governação, em especial a de não terem agilizado as reformas estruturais de modo a alcançar resultados que evitassem castigar ainda mais os já mais castigados até aqui, com prejuízos dos quais já nada os compensará, é bom saber que, finalmente, o governo entende ser necessário um esclarecimento que mobilize os portugueses para a árdua tarefa de recuperar o país. De facto, apenas mercenários se esforçam sem saber porque, desde que lhes paguem.
Até posso admitir uma certa discrição, a falta de informação de que o governo tem sido culpado porque, como todos sabem, o segredo é a alma do negócio. Enquanto as oposições clamavam por negociações para dilatar prazos, era missão do governo não o fazer senão no momento oportuno, antes de possuir créditos que pudesse fazer valer, sob pena de não ser bem sucedido.
Todos, mais ou menos, sentíamos que tal acabaria por ser necessário, alguns até o clamavam bem alto, as oposições e outros que sempre querem dar nas vistas, mas que, apesar disso, não podem reclamar os créditos de uma antecipação ou de uma visão melhor do que a do governo. Foi esta vantagem que Seguro, em meu parecer o grande perdedor nos resultados da recente sondagem, tentou obter quando pretende fazer ver ao Primeiro-Ministro que tinha razão há muito tempo.
Entendo que não pode haver críticas eternas, quer porque os criticados podem, reconhecendo o valor da crítica, introduzir as correcções necessárias, quer porque as críticas perdem razão de ser se consentirmos, indefinidamente, na situação que as justifica. Numa democracia esclarecida só pode ser assim. Ouso, até, afirmar que tem de ser assim.
Creio que, ouvindo o povo como se propõe ouvir, o governo corrigirá os erros que levou tantos a criticá-lo e, esclarecendo, finalmente, as razões dos seus procedimentos, o governo poderá mobilizar os portugueses, como é indispensável que aconteça. Desde que neles faça nascer uma esperança razoável.

Sem comentários:

Enviar um comentário