ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 1 de setembro de 2012

SERÁ A GESTÃO PRIVADA MAIS EFICAZ DO QUE A PÚBLICA?



Francamente, pensei que, com este governo que se propôs restaurar o país deixado em cacos por sucessivas governações incompetentes, não havia lugar para joguinhos como este da RTP que Relvas joga com uma leviandade enervante. Nem sequer entendo por que Relvas, desprestigiado e sem autoridade política, continua a fazer parte do governo que, aos poucos, se está a deixar arrastar para uma descredibilização que, no seu todo, não me parece merecer!
Mas há um outro aspecto sobre o qual prefiro reflectir hoje, ainda que ligado ao da RTP pela afirmação de não ser o Estado tão capaz de fazer uma tão boa gestão como os privados conseguem fazer.
Não conheço razões que façam com que, obrigatoriamente, seja assim. Mas conheço algumas razões que levam a que, muitas vezes, o seja.
Uma razão importante é que a Coisa Pública, sendo de todos, dificilmente permite a autoridade que é indispensável nos diversos níveis das estruturas de gestão, talvez sendo por isso que o povo diz que “o que é de todos não é de ninguém”.
Outra razão será a ambição que gera invejas que geram procedimentos de intriga que o ambiente da função pública favorece.
Finalmente, uma cultura de irresponsabilidade bem transparente no dito corrente nos meios da função pública de que “ninguém pode ser condenado por aquilo que não fez”.
Aliás, as tomadas de decisões na função pública são, em muitos casos, caracteristicamente irresponsáveis como se deduz no tradicional remate “mas V Exa superiormente decidirá”…
O temor da responsabilidade ou a permissividade do que é pouco controlado geram atitudes de alheamento ou de aproveitamento que, de um modo geral, na actividade privada séria não passam sem consequências.
Seja como for, não são estas razões para que, em vez de as eliminar e substituir por procedimentos correctos, se aceitem como justificação para procedimentos que são, eles próprios, a rejeição das responsabilidades que, também na gestão da coisa pública, temos o dever de assumir.

Sem comentários:

Enviar um comentário