ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O PERIGO DE CHEIAS RÁPIDAS



A protecção civil alerta para os perigos de cheias rápidas e das correspondentes inundações nestes dias em que são previstas chuvas intensas. É um perigo efectivo em pequenas bacias hidrográficas pelas quais o tecido urbano avançou tornando menos permeáveis os terrenos, mais curtos os tempos de concentração e reduzidos os leitos de cheia.
São diversas as bacias hidrográficas nestas condições na região de Lisboa, com zonas urbanas muito populosas e, por isso, com muita gente sujeita aos perigos que a ocorrência de cheias rápidas implica.
As cheias rápidas podem provocar, praticamente sem aviso, subidas de vários metros nas alturas de escoamento que põem em risco bens diversos e animais, tal como pessoas que, pelas águas, sejam atingidos. Muitas linhas de água, na maioria do tempo sem escoamento visível, estão sujeitas a cheias rápidas que, note-se, são provocadas por precipitações intensas que, de um modo geral, não são de muito longa duração.
Durante tempo demais não tiveram algumas autarquias os cuidados necessários para evitar situações de risco que, depois são difíceis de corrigir.
A grande pressão urbanística nesta região, intensificada ao longo das últimas décadas, desflorestou encostas, impermeabilizou áreas enormes e invadiu leitos de cheias, criando as condições propícias aos acidentes que estas ocorrências provocam.
É bom que os possíveis expostos a estes acidentes tomem os convenientes cuidados para que, pelo menos, não provoquem vítimas humanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário