ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

NUM BECO SEM SAÍDA?



Do governo às oposições, a classe política tornou-se um circo. Uns fazem exercícios de forças combinadas, outros fazem palhaçadas e, outros ainda, malabarismos. No fundo, fazem todos os “números” com que esperam ter os aplausos do público que desejam conquistar.
Ter aplausos quando se decretam mais medidas de austeridade, nem um optimista o espera, ainda menos quando elas parecem não fazer grande sentido; ouvir discursos moralistas de quem é o grande culpado pela austeridade que estamos a sofrer é, no mínimo, um insulto difícil de suportar; fazer-se eco dos ais do descontentamento dos que mais sofrem a austeridade e dizer que há alternativas para ela mesmo sem dizer quais são, é o modo fácil de comandar um coro de protestos que se torna cada vez mais numeroso; navegar nas águas da confusão para disfarçar os próprios erros é, também, a técnica de alguns.
A verdade, porém, é que o governo não parece muito confiante no que faz nem se mostra capaz de atingir as metas com que se comprometeu. Deixou de ter um discurso coerente.
Pelo seu lado, o PS perdeu a vergonha quando diz que o governo falha (a correcção dos erros que o seu anterior governo cometeu) e o povo é que sofre, ignorando as reais causas desse sofrimento e as consequências de um acordo de resgate que assinou com a Troika! Um pouco de consideração por todos nós exigiria que fosse discreto, para não dizer que a vergonha justificaria um pedido de desculpas.
O Bloco de Esquerda nunca consegue dizer mais nem menos do que a mesma coisa e o PCP não consegue ser mais do que aquilo que realmente é, os destroços de uma doutrina falida.
A CGTP limita-se ao discurso de sempre, à afirmação de que existem políticas alternativas que não dizem quais são e a UGT, sem colocar definitivamente em causa a Concertação Social, promete luta séria às medidas anunciadas.
Do sobe daqui, desce dali, estica de acolá que são as medidas anunciadas pelo governo resulta uma trapalhada cujos resultados ninguém sabe prever.
Não vale a pena fazer contestações casuísticas das “medidas” que, a cada falhanço que acontece, são tomadas na esperança de darem resultados que, afinal, nunca são alcançados.
Mas é para mim evidente que o governo, com as medidas que acaba de anunciar e não passam de uma demonstração de incapacidade, acaba de dar um forte tiro no próprio pé e um ainda maior no peito de todos nós.
Lamento, não por questões de partidarismo, uma doença de que não sofro, mas pelos efeitos negativos que não conseguirei deixar de sofrer, ter de reconhecer que o governo falhou no seu propósito de tirar Portugal do buraco em que o meteram, entrando por um beco sem saída.
O que me preocupa é saber que o PS, a habitual alternativa, já deu, por diversas vezes, provas claras de não conseguir fazer melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário