ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

A DESUNIÃO EUROPEIA

Pouco mais será necessário para demonstrar a absoluta incapacidade para resolver esta montanha de problemas a que já se chama “crise europeia”, agora que que as divergências internas da Troika se tornaram públicas e cada vez mais profundas.
Só que ainda as não entendi muito bem, como é costume acontecer naquelas discussões em que toda a gente acusa toda a gente sem se conseguir descortinar uma razão mais forte que possa ser a verdadeira razão.
O FMI acusa a UE, a Alemanha põe as culpas em Durão Barroso e na Comissão Europeia, o Eurogrupo diz que sempre chamou a atenção do FMI para o excesso de austeridade, o contrário diz o FMI também e, para além de outras mais birras que por aí se manifestam, Cavaco Silva foi dizer à UE que deve ser ela a resolver, no seu seio, os problemas que tenha, sem FMI e sem mais nada.
Não consigo recordar de modo muito preciso o que por aí se vem dizendo há tanto tempo, mas parece-me que todos já disseram o que dizem e o seu contrário também, mudando de ideias cada vez que muda o vento.
Não há forma mais perfeita de mostrar como ninguém sabe o que anda a fazer! E não sabe, porque nem sequer entende do que esteja a tratar. Pelo menos não o demonstram.
Já foram utilizados todos os remédios conhecidos e até já recorreram a mezinhas e a receitas da avozinha envelhecidas no fudo da gaveta. E nada resulta! A Europa vai agravando os seus problemas e até os que julgavam tirar proveito dos problemas dos outros, começam a ter os seus problemas também.
Depois de tudo isto, parece-me que Cavaco Silva tem razão. Se um mercado e um espaço com as dimensões da União Europeia não consegue resolver, dentro de si próprio, os problemas que tem, muito mal as coisas caminham. E caminham mal porque se chama União ao que o não é nem, alguma vez, o foi.
Começa a ficar exposta a teia de interesses que, ao longo de muitos anos, se disfarçou em “ajudas” envenenadas que, agora, mostram o mal que fizeram neste Velho Continente, do qual a harmonia hunca foi um brasão!


Sem comentários:

Enviar um comentário