ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 1 de junho de 2013

QUE SE LIXE A TROIKA!



Já por toda a Europa ecoa este grito de liberdade perante uma Troika que as circunstâncias por demais já mostraram ser estúpida e inutilmente agressiva!
Não há como classificar de outro modo quem, ao fim de tanto tempo das condições duras que impõe e pelas consequências que têm, ainda não percebeu que vai por um caminho errado. Ou antes… será que vai?
Não serão as circunstâncias que a levam por ali, pelo caminho que não há como deixar de seguir?
Eu penso que sim, porque a minha leitura das circunstâncias e uma simples constatação física me levam a concluir não caber num mundo limitado aquilo que, para sobreviver, não pode ter limites.
Será, por isso, a austeridade que a uns agride na carne e a outros que são muito menos faz temer a perda do muito que acumularam, a consequência inevitável do desajustamento entre as ambições e o espaço que temos para as alcançar?
Não, de todo, porque haverá, por certo, um novo modo de viver sem as desigualdades que este provoca e, sobretudo, sem as carências a que, também, tantos condena.
Não vale a pena continuar a esconder a verdade que é a necessidade de ajustar o modo de viver às condições que a Natureza nos proporciona e encontrar em outros valores o prazer que, agora, apenas o dinheiro parece ser capaz de dar.
Quando deixará de ser a abertura das “bolsas” o evento mais importante no começo de cada dia e o seu sobe e desce a nossa preocupação maior?
Antes de haver “bolsas” já o Sol se levantava no horizonte a cada manhã, sem outro rumo que não fosse atingir o zénite e, depois, baixar até se esconder de novo, não antes de nos deixar a energia indispensável á vida, de nos ter dado a luz que nos consente disfrutar a beleza de uma Natureza única de que somos parte, para, depois, nos permitir o sossego que um indispensável repouso reclama.
A não ser o retomar da velocidade própria da vida, bem menor do que esta a que nos movemos e nos fará despistar na curva apertada em que nos encontramos, e da alternância entre viver e sonhar, sem o qual não haverá equilíbrio, em vez da permanente vigilância dos “mercados”, nenhuma outra solução me parece existir para reencontrar o que, por este caminho de irreais ambições, jamais alcançaremos.
Por isso QUE SE LIXE A TROIKA!

Sem comentários:

Enviar um comentário