ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 25 de junho de 2013

O VALOR DE MERCADO!

A notícia de que alguém “…vai regressar à comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos, de onde saiu há dez anos com uma indemnização de mais de meio milhão de euros, por indicação do Governo” faz-me acreditar, por muitas coisas que vi ao longo da minha vida que, ao contrário do que é costume dizer, não são as moscas que mudam. Sempre as mesmas, vão e vêm, poisando na caca que mais lhes dê jeito.
Como é possível, no todo de um país que, embora pequeno, ainda tem cerca de dez milhões de habitantes, se restrinja a um número tão reduzido o dos únicos que são julgados capazes de desempenhar certas funções, precisamente as mais lucrativas? Sobretudo naquele tempo em que, como dizia uma amiga minha “o melhor emprego era mudar de emprego”, sair e receber uma indemnização era normal fazer isso para aumentar os rendimentos. Agora as indemnizações são menores e desencorajam a prática ao comum mortal que, depois, nem teria emprego alternativo. Mas para quem pertence ao grupo dos “únicos capazes”, ganha elevados salários e não tem qualquer dificuldade em recomeçar a trabalhar ainda melhor remunerado depois de umas merecidas férias, saltar daqui para ali continua a ser um bom negócio.
Quando cada vez maior se torna o fosso entre os salários milionários, os que são parcamente remunerados para não desequilibrar os orçamentos e, ainda mais, os que nem sequer ganham para comer, coloca-se a questão do “valor de mercado” que, não há ainda muito tempo, vi alguém invocar para justificar o salário “pornográfico” que lhe iriam pagar por mais um tacho que juntou ao seu “trem de cozinha”.
Não viverei o bastante para ver o que vai acontecer neste mundo em que há gente “cotada na bolsa” como outra mercadoria qualquer e não sente o menor remorso em amealhar no cofre tanto que a outros falta para, ao menos, matar a fome! Mas que não irá ser nada de agradável… penso que não será.
Já vivi muito para ver caca demais. É natural que deixe para outros a oportunidade de a ver também. Mas a verdade é que preferia que vissem um mundo mais limpo…   

Sem comentários:

Enviar um comentário