ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

O CASO SNOWDEN, ATITUDE PATRIÓTICA OU TRAIÇÃO?


Tenho reflectido muito sobre a atitude de um jovem de nome Edward Snowden que se escapou dos Estados Unidos para denunciar o programa de vigilância das comunicações de telefone e Internet por parte da Agência de Segurança Nacional (NSA).
Começo por pensar que tipo de vigilância fará aquela agência que, quase por certo, é aquela que, nos Estados Unidos, mal eu coloco um texto no meu blog logo a ele acede. Sempre em primeiro lugar e tão rápido quanto um foguete. Mas duvido que alguém leia o que escrevo, assim como o que tantos escrevem sobre os mais diversos assuntos, públicos ou privados, depois de uma primeira identificação. Obviamente, não me sinto nada controlado por isso, até porque se escrevo e publico, é porque desejo que leiam. Além disso, também não exponho a minha vida na internet. Portanto, não será este o aspecto que me preocupa nesta questão complicada que tem, por um lado, a privacidade das pessoas e, do outro lado, os elevados riscos a que estão expostas em operações combinadas e controladas por telefone ou pela internet, como foram as que mataram e mutilaram muitos milhares de pessoas em Nova Iorque, em Madrid e noutros lugares, deixando inconsoláveis talvez milhões de pessoas que perderam os seus amigos e entes queridos.
Pelo que a “agência” diz, deduzo que o controlo não envolve, pelo menos em princípio e pela quantidade de meios que seriam necessários, os conteúdos das comunicações mas apenas as suas origens e destinos, as frequências com que acontecem e outros parâmetros que possam evidenciar a necessidade de ir mais longe na procura de indícios de preparação de atentados, dos quais é tanto dever dos Estados defender as pessoas como a de respeitar a sua privacidade.
É evidente que, a cada instante, as contradições se multiplicam neste mundo cheio de interesses cada vez mais numerosos e estranhos e que dúvidas essenciais se colocarão quanto a este tipo de acções em que se confrontam os valores que protegem e os direitos que desrespeitem.
São coisas típicas destes tempos que vivemos, problemas que se juntam a tantos outros que nos afectam também e tornam o futuro da Humanidade cada vez mais incerto. Como típicos são os aproveitamentos que destas coisas se fazem, num mundo de política que tem tudo menos de limpa.
O facto de Baltazar Garzon ter decidido não intervir na defesa dos interesses de Snowden depois de estudar o dossier é, também, uma informação que não desprezo na avaliação da bondade ou da maldade de um acto cujo alcance ainda não atingi.
(desta vez leram, pois foi?)

Sem comentários:

Enviar um comentário