ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

COMO NO TEMPO DO JOÃO SEMANA?



Os motivos de preocupação quanto ao futuro de todos e de cada um de nós é maior a cada hora que passa, porque não é fácil, no meio de tamanha confusão, entender o que realmente se passa, o que duvido alguém consiga saber.
Atarantado é como eu vejo toda a gente que se arrisca a entender seja o que for que se passe neste país ou no mundo onde cada vez mais acontecem coisas que nem ao diabo lembrariam.
A economia é, já se não podem ter dúvidas, um moribundo em quem já não resultam as técnicas de reanimação e só as máquinas de suporte de vida vão dando a ilusão de, alguma vez, poder ser recuperada nas condições em que vivia.
Por isso, a algazarra com que alguns tentam resolver o irresolúvel vai sendo cada vez mais estridente, vai tomando o aspecto de uma bebedeira colectiva que levante todos contra o inimigo comum que Mário Soares e Seguro elegeram, mas não contra a estupidez que nos fez chegar a esta situação desgraçada.
É desgostante pertencer a um país a que pertence, também, quem não vê para além da ponta do seu nariz e, na sua prosápia empertigada, na sua verborreia irrealista se julga o melhor de todos, o tal que, em terra de cegos se julga rei!
Infelizmente, não foi capaz gente nova de fazer muito melhor do que outros que, antes deles, estavam longe da realidade e se convenciam de que tinham descoberto a pólvora numa democracia que, só por si, resolvia tudo. Mas não é assim porque a democracia é, apenas, o que nós fizermos dela, um conjunto de regras que à realidade em constante mudança se devem ajustar para que continuem a fazer sentido. Mas se não mudaram…
Quando eu era miúdo havia poucas doenças que uma dor aqui ou ali definiam. Como uma dor de barriga, por exemplo, que tantas vezes era mortal! Hoje a dor de barriga pode resultar de muita coisa e cada uma se trata, ou tenta tratar, de um modo próprio, para que seja eficaz.
Então, como podemos ter a pretensão se tratar as doenças da economia de hoje com as mezinhas de outrora? O tempo dos prestimosos João Semana acabaram e Mário Soares deveria sabe-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário