ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

A MINHA AUSTERIDADE É MELHOR DO QUE A TUA



Algumas vezes já foi levantada a questão de que o “pack4”, o último que Sócrates apresentou depois de outros três com os quais procurou, sem conseguir, reverter a situação de ruptura financeira que criara, poderia ter resolvido o problema em vez da intervenção da Troika. Agora diz-se que a austeridade que este “pack4” provocaria seria maior do que a que vivemos…
Não sei se é assim ou não é e nem me interessa porque austeridade é austeridade e tem os mesmos efeitos seja a de Sócrates ou a da Troika!
Depois, que melhor austeridade seria essa se o dinheiro de que necessitaríamos e que viria dos mercados era mais caro do que aquele que a Troika disponibiliza, com juros mais do que duplos? Não daria lugar a uma espiral recessiva ainda maior?
O mal é mesmo esta discussão que não leva a lado nenhum, não resolve qualquer problema porque não deixa tempo para a reflexão que a procura de soluções exige.
Depois, as consequências das políticas interventivas da Troika já dão que falar, levantam discórdias e até podem levar o FMI a admitir terem sido cometidos erros grosseiros nas avaliações feitas quanto às consequências da austeridade imposta à Grécia. E se assim é, porque não dizer o mesmo quanto a Portugal e à Irlanda, para não falar da prepotência inqualificável no caso de Chipre?
E como fica o caso da Espanha onde não houve resgate nem deixou de haver?
Começa a ser a altura de cada um descartar as suas culpas num erro óbvio que não poderia ter outros efeitos senão o desta discórdia que ninguém ainda sabe aonde irá chegar.
Será a culpa do FMI, da UE, da Alemanha ou de quem? Ou será de todos que não resistiram ao apelo do que a “riqueza” pode dar, se com pouco trabalho melhor?
Este folhetim ainda vai ter outros desenvolvimentos, mas sempre com os mesmos desfechos que nos levarão de mal a pior se o não substituirmos por uma história diferente mais de acordo com a realidade que ainda não conseguiram vislumbrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário