ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 16 de junho de 2013

A FÓRMULA EXCEL!!!


Tomam protagonismo, na ordem do dia, as conclusões a que uma certa análise feita por uns gurus da economia conduziram, às quais outros já apontaram erros e das quais, agora, o FMI ou o Eurogrupo (a confusão nem me permite entender qual) também se queixam. Está em causa a “austeridade”, uma situação que afecta a grande maioria da Humanidade mas à qual o “mundo desenvolvido” parece não ser capaz de se habituar.
Afinal, parece que aquela “fórmula excel” (assim a tenho ouvido chamar na comunicação social) é a causa dos tormentos de que padecemos, desta austeridade que, afinal não era necessária ou seria mas de um modo mais comedido. Enfim, uma baralhada na qual é difícil meter o bico.
Do pouco que consegui entender, os tais gurus terão construído um “modelo financeiro” com base em informações colhidas numa “amostra” de uns poucos países que outros julgaram insuficiente. Em consequência, foi alargada a “amostra” em que terão entrado mais dois ou três países, mas que a deixa, mesmo assim, sem condições para ser a base de um modelo. Um modelo exige uma amostra maior para que seja significativa e, para além dela, que nele interfiram todos os parâmetros que afectam o fenómeno que pretende reproduzir, o que me parece não acontecer, também.
Esse “modelo” matemático terá sido introduzido numa folha de cálculo do tipo “excel” que qualquer computador trabalha com facilidade e rapidez, tal como o faz com qualquer outra fórmula pelo que, deste modo, todas as fórmulas se tornam “excel”!
O problema não está no “excel” mas no modelo que nele é introduzido porque, como há muito sabemos, o computador não passa daquela máquina muito rápida mas estúpida à qual alguém, um dia e muito sabiamente, chamou “shit in, shit out”!
Se, definitivamente, perdermos o hábito de pensar, não será apenas o computador a fazer isto.

Sem comentários:

Enviar um comentário