ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

"A MERDA DA POLÍTICA"

Não estou a pretender ser brejeiro nesta designação que, contudo, assenta bem em tantas manifestações políticas que, bem vistas as coisas, disso mesmo não passam.
Estou a referir-me a um jornalzinho que, após o 25 de Abril se vendia, pelo menos na cidade de Lisboa, e assim era apregoado “olha a merda da política, compra a merda da política que a política é uma merda!”.
Por curiosidade, comprei um ou outro enquanto os houve e, tanto quanto me lembro, nem sempre me pareceram tão disparate assim certas coisas que dizia.
Foi, até, quase um oráculo na previsão de muita porcaria que iria acontecer e, como todos nos damos conta, aconteceu e acontece!
Tenho pena de não ter guardado melhor os exemplares que comprei que talvez se encontrem num daqueles vários caixotes onde meti livros e outras coisas que, na vã esperança de um dia os por em ordem, as mudanças de casa vão acumulando no fundo das arrecadações.
Lembrou-me isto uma notícia que li sobre declarações que o conhecido jurista e político Lobo Xavier disse no Funchal, afirmando estar mais preocupado com "conluios entre instâncias judiciais, jornalistas e políticos" do que a eventual "ilicitude" de Passos Coelho como deputado entre 1995 e 1999.
Naturalmente, aceito a ordem pela qual coloca as suas gravíssimas preocupações, mas não creio que seja de nos despreocuparmos com o rigor e a legalidade das atitudes que os nossos governantes, TODOS OS GOVERNANTES, deveriam ser um exemplo de rigor no cumprimento das obrigações a que todos estamos sujeitos.
Mas uma condição deve ser colocada, a de não ser arma de arremesso nem fazer moeda de troca destes segredos bem guardados para serem utilizados nos momentos mais convenientes.
Lobo Xavier considera que  "os delitos fiscais cometidos por políticos, seja um primeiro-ministro, seja qualquer outra pessoa, são especialmente negativos não só por causa do acentuar dessa moralidade fiscal mas, sobretudo, porque se está num período de ajustamento em que são pedidos muitos sacrifícios às pessoas", acrescentado que "agora, do meu ponto de vista, há um aspecto muito negativo nesta questão, nós não podemos deixar de perceber que estas acusações ou estes rumores sobre eventuais delitos fiscais ligadas a figuras do PSD acontecem pouco depois de ter havido condenação de figuras do Partido Socialista".
Já havia escrito quase isto mesmo, mas dá-me gozo verificar que não estou só nestas reflexões que faço e mostram, de facto, que se a política não é uma merda, bem a arremeda.


Sem comentários:

Enviar um comentário