ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

AFINAL O QUE FAZ O BANCO DE PORTUGAL?

O caso BPN, para além das marcas profundas que deixou no bolso de todos nós, deixou, também, a sensação desagradável de que alguém não fez bem o seu trabalho, alguém que, porventura “distraído”, deixou que acontecesse o que, diz por aí, a muitos já parecia estranho e até “cheirava mal”.
O que deveria ter sido evitado aconteceu, os contribuintes pagaram e quem devia ter feito o que não fez, foi promovido! É o “castigo” que, não raras vezes, a incompetência merece, protegida pelos acólitos de um “templo” onde não entram pagãos! É assim e… pronto! O Zé que pague, pois é para isso que serve.
Diluem-se culpas, os culpados perdem-se na poeira levantada pela controvérsia dos discursos esconsamente palavrosos, tão densamente codificados que, mais cedo ou mais tarde, acabamos por já nem querer mais ouvi-los e tudo continua na paz do Senhor...
E ainda mal refeitos de uma bronca resolvida vendendo por cinquenta milhões e mais uns "Mirós" desqualificados os muitos milhares de milhões que nos custou, já outra bronca acontece onde o problema da regulação, a tal tarefa que parece não pertencer a ninguém, fica, de novo, na berlinda.
Dizem as notícias que a KPMG, a empresa que auditava as contas do BES se recusa a assinar o relatório do último semestre por não o considerar nas devidas condições e, mais do que isso, afirma haver avisado o vice-governador do Banco de Portugal, Pedro Duarte Neves, acerca do crescendo de problemas do BES, numa reunião a 16 de Julho.
Refuta a afirmação o visado responsável do Banco de Portugal dizendo que o problema fora apenas “brevemente mencionado pela KPMG”, sem uma descrição completa nem ordem de grandeza para as perdas eventuais do semestre em causa, mas reafirma-a a KPMG fazendo saber que “Confirmamos a realização da reunião no passado dia 16 de Julho. Nesta reunião, foi dada a indicação ao BdP de que a KPMG tinha identificado uma situação de recompra das obrigações detidas por clientes com perdas para o BES e que esta matéria estava ainda a ser investigada naquela data, pelo que logo que tivesse conclusões as mesmas iriam ser reportadas”, acrescentando haver avisado, também, a CMVM.
Enfim, coisa de somenos importância este aviso que a KPMG terá dado ao Banco de Portugal e à CMVM, não merecedora de um imediato “arrebitar de orelhas” pela gravidade do que a denúncia poderia indiciar. Insignificâncias perante os muitos afazeres das excelências.
E a bomba rebentou estrondosamente na cara de todos nós!
Nem sei se o aviso viria a tempo de evitar fosse o que fosse ou se poderia minimizar os danos mas o que me não parece é que a "desculpa" do responsável do Banco de Portugal seja aceitável. Deixa-me é a duvidar dos cuidados com que estes assuntos da regulação são tratados.
Parece-me que apesar do que se passou com o BPN que, impunemente, deixou muita gente a governar-se com os muitos milhões que sacaram ao “Zé”, se continuou a aceitar que afinal, é tudo boa gente, da qual se não deve desconfiar!
E eu, tal como tu também, nada mais posso fazer do que ficar a pensar o que andará por aí a fazer tanta gente a quem pago bem mas tão mal me serve ou no que poderei fazer para dela me livrar antes que fique limpo de todo!
Pois, estão habituados a que eu pague sempre! 


Sem comentários:

Enviar um comentário