ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

PARA MAIS TARDE CRITICAR

“Uma multidão pode glorificar uma ideia mas não a pode gerar”.
Cito de memória e não estou bem certo, mas creio que foi Oscar Wilde quem afirmou esta verdade da qual me lembro sempre que vejo um comício como há muito já não via, como estes que acontecem agora nestas “eleições primárias” do PS.
É por isso que nos comícios não há ideias mas frases feitas, lugares comuns, vulgaridades que o pessoal aplaude em delírio, gritando e batendo palmas ao orador inflamado e cheio de ideias que não revela mas que, afirma, são as melhores para satisfazer as reivindicações que o governo não atende, com isso garantindo a certeza de que vai ganhar!
Dá-me pena continuar a ver fazer da política um circo, um palco de vaidades e de oportunismos perante o qual desfila a imprudência de um povo que, em vez de pensar, glorifica a demagogia que lhe impingem.
E pelo que Oscar Wilde afirmou, eu poderei dizer que uma multidão pode dar a vitória a um político pelas razões por que, mais tarde, o vai criticar!
A propósito, encontrei esta frase de Jorge Jessel (não faço ideia quem seja...), “o cérebro humano começa a trabalhar no momento em que o sujeito nasce e não pára até o momento em que ele sobe num palanque para fazer um comício” mas que me parece que bem melhor ficaria se dissesse “até que se planta em frente de um palanque para participar num comício!”

Sem comentários:

Enviar um comentário