ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A PROFECIA DE MARCELO

Vivi quarenta anos de um regime autocrático que, por ser assim, me desagradava e outros tantos levo vividos desta democracia que, pelos resultados a que conduziu, frustrou as esperanças que eu tinha numa liberdade que soltasse as mentes fulgurantes que julgava castradas por uma censura odiosa e desinibisse os génios brilhantes aos quais a rigidez do regime tolhia a criatividade.
A realidade, porém, não me mostrou, para além da liberdade de expressão que à dignidade humana é devida, muito mais do que o voluntarismo bem-intencionado de alguns e o oportunismo dissimulado de muitos, talvez o que leva Soares a considerar “ignorantes e idiotas” e indignos de governar os que dele discordem no modo de pensar e de fazer as coisas, o que não é, de todo, o que se espera de uma democracia que respeita o pluralismo, tem regras para fazer as coisas e onde a sapiência arrogante não faz qualquer sentido.
Não posso sentir-me feliz entre tanta gente que feliz se não sente também, como deduzo das queixas que grita, decerto porque, tal como eu, esperava mais e diferente de um novo regime que prometia a cura de todos os males dos quais julgávamos sofrer.
Esquecemos, talvez, a nossa quota-parte no esforço em prol do bem comum e da vida melhor que pretendíamos alcançar, assim como os riscos próprios da liberdade quando não é usada com os melhores propósitos.
Apesar dos avanços tecnológicos dos quais, ao longo deste tempo, me dei conta, ou talvez por causa deles, não sinto que certos “confortos” me proporcionem uma vida melhor do que a que por meu esforço apenas consegui, sem esperar que outros ou o Estado fizessem o que apenas a mim competia fazer. Uma atitude diferente da que vejo nas razões de algumas greves quando não defendem claros direitos legítimos mas sim obscuros interesses de grupos, de ideologias ou de classes como, para mal de todos nós, por vezes demais acontece.
É uma sensação estranha de tempo e de esforços perdidos a que me inspira a leitura de uma afirmação atribuída a Marcelo Caetano que, em meu juízo, não pode ser ilibado das consequências da sua própria “profecia”: “em poucas décadas estaremos reduzidos à indigência, ou seja, à caridade de outras nações (…..) veremos alçados ao poder analfabetos, meninos mimados, escroques…”.
Parece existir, por parte de Soares, uma certa concordância com Marcelo na avaliação que faz dos nossos governantes. Não sei se tal justifica as desgraças que a “profecia” apontou e nem me fica claro se Soares pretende considerar-se a excepção neste Portugal há tanto tempo tão mal conduzido.


Sem comentários:

Enviar um comentário