ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O CRESCIMENTO ECONÓMICO TEM OU NÃO TEM LIMITES?

Um texto em que, no título, se questiona “quais são, afinal, os limites do crescimento?”, e tem como o subtítulo “das profecias do apocalipse ambiental ao futuro ecologicamente sustentável, o autor afirma que “Após a publicação do Relatório Brundtland (“Nosso Futuro Comum”) e da Agenda 21, e com o desenvolvimento sustentável celebrado nas conferências do Rio de Janeiro – 1992 e 2012 (Eco-92 e Rio + 20) é possível afirmar que, segundo a leitura dominante, não há limites para o crescimento, tanto na esfera económica quanto tecnológica. O “crescimento zero”, preconizado no “Limites do Crescimento”, deu lugar ao “desenvolvimento sustentável”, que emerge a partir do “Nosso Futuro Comum”.
Curiosamente, o trabalho de um autor de um país em vias de desenvolvimento (é da maior importância esta nota) conclui que “Segundo os preceitos actuais da ONU e demais organismos internacionais, há que se estimular o desenvolvimento, desde que seja sustentável” concluindo que “É possível afirmar que a economia venceu a ecologia!”.
Desde logo, torna-se evidente a confusão deliberada entre crescimento e desenvolvimento que não são, de todo, conceitos iguais ou, sequer, comparáveis porque envolvem “dimensões” distintas, meramente quantitativas no crescimento económico e qualitativas quando se trata de desenvolvimento, para além da condição de sustentabilidade que introduz no “desenvolvimento” que considera alternativa ao “crescimento zero” do famoso relatório do Clube de Roma.
Aliás, estes são os “arabescos” de linguagem de que se servem os que, apesar das graves consequências já cientificamente reconhecidas, não dispensam o crescimento económico como via para alcançar os seus objectivos de posicionamento na economia global, sobretudo nas “economias emergentes” que se julgam com direito a alcançar os níveis dos que consideram mais evoluídos e, deste modo, reclamam o seu direito à sua quota-parte de causar os problemas que a Ciência considera serem razão muito forte de medidas urgentes de contenção.
Para lá de outras consequências que, na altura, a equipa do MIT dirigida pelo Prof Meadows não considerou, como as mudanças climáticas e a contaminação alimentar e que reforçam a necessidade do controlo que se tornou inevitável, a observação ao longo de 30 anos torna claro que as tendências então detectadas não sofreram alterações significativas, como mostra a Figura 1, e investigadores da Universidade de Melbourne, Austrália, alongaram até ao presente que já dista mais de 40 anos das conclusões a que então se chegou.
Tudo parece apontar para um futuro próximo pouco agradável que pode ter o seu apogeu entre 2030 e 2050, considerando os efeitos de algumas medidas retardadoras entretanto tomadas.
Os investigadores australianos são peremptórios na previsão de um próximo início do colapso que já não será evitável, o qual pode ter já começado com esta crise de crescimento à qual, desde 2008, os economistas não conseguem dar um fim.
Apesar de parecerem encorajadores certos indícios que sugerem que o talvez principal elemento do tipo de crescimento que adoptámos, o petróleo, ainda existe em quantidades maiores do que as previstas colocando fortes esperanças em novas descobertas, a verdade é que o “saldo energético” vem decrescendo muito rapidamente, não passando, agora, de 14% (ver Fig 2 - Associação para o estudo do Petróleo e do Gás), em consequência dos custos crescentes da sua extracção.
A verdade que as observações científicas demonstram destrói todos os argumentos falaciosos, o que mantém infelizmente actuais as conclusões do trabalho de investigação que o Clube de Roma patrocinou, nas quais se afirma: “Se as actuais tendências de crescimento da população mundial, industrialização, poluição, produção de alimentos, e o esgotamento dos recursos continuam inalteradas, os limites de crescimento neste planeta serão alcançados algum dia dentro dos próximos cem anos. O resultado mais provável será um declínio bastante súbito e incontrolável na população e na capacidade industrial”.
Dos 100 anos previstos passaram já 44 e as circunstâncias podem encurtar ainda mais a distância ao ponto sem retorno para o qual a Humanidade parece encaminhar-se.


Sem comentários:

Enviar um comentário