ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O “SOCIALISMO DE LAPELA”

Tenho de reconhecer que o vídeo da campanha de Seguro em que se fala do “socialismo de lapela” me pareceu muito bem concebido tendo em conta os objectivos que se propõe alcançar, faça, seja de quem for, as críticas que fizer.
É tempo de passar dos símbolos às realidades e de reconhecer que o cravo vermelho já faz pouco sentido, se algum, após quarenta anos de falhanços de uma democracia construída sobre fantasias das quais nunca se livrou apesar de todas as provas de incapacidade para passar das laudas à liberdade à sua autêntica realização, da invocação dos direitos à sua verdadeira assumpção através dos  deveres sem os quais não faz sentido.
Se, depois de quarenta anos, os ideais que o cravo vermelho na lapela supostamente invoca não estão perfeitamente assumidos pela sociedade portuguesa, estará na hora de denunciar o falhanço e passar a novas acções que corrijam o que, tudo o indica, terá sido um caminho mal traçado para alcançar a sociedade feliz.
Por isso, talvez seja já tempo de, como diz Seguro, trocar o “socialismo de lapela” por um outro qualquer. Não sei se o “socialismo das pessoas” como ele diz sem esclarecer o que seja se, como creio deveria ser, o socialismo da solidariedade que pode superar os enormes problemas que todos enfrentamos e enfrentaremos num próximo futuro que nos dará imensas dores de cabeça.


Sem comentários:

Enviar um comentário