ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CUIDADOS E CALDOS DE GALINHA


Decerto que no entendimento induzido de muitos, a decisão do governo de manter a sobretaxa fiscal de 3,5% em sede de IRS criando um “crédito fiscal” no imposto pago relativo a 2015 em função das receitas de IVA e de IRS ao longo desse ano, será mais um roubo.
Embora naturalmente abrangido por tal decisão que, tal como aos outros contribuintes me afecta, considero de prudência a decisão tomada, porque prefiro a possibilidade de pagar um pouco mais agora à de não poder pagar nada depois porque a capacidade financeira do país estoira e a bancarrota se instala de novo!
Diz-se na minha Terra que “cuidados e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém”, o que me leva a apoiar as medidas cuidadosas em vez das levianas que antes foram tomadas, porque não vislumbro, ainda, condições de melhoras num mundo a braços com muito sérios problemas.
Obviamente, a oposição que apenas por pura demagogia tem criticado os orçamentos rectificativos a que a volatilidade financeira global obriga mas que atribui à incompetência do governo, sabe bem que não há condições que permitam orçamentar sem grandes cuidados que previnam os efeitos exógenos aos quais a economia global totalmente nos expõe.
Não sou adivinho e, por tal, não sei o que se irá passar nesta economia doente que me não consente qualquer optimismo. Mas sei o bastante para preferir a prudência à leviandade que nos arrastou para este abismo do qual tanto tem custado a sair.
Por isso, tal como critico o que me parece serem decisões erradas do governo, o que, em alguns casos, fiz de modo bem marcado, também me sinto no dever de me manifestar quando as entendo certas ou razoáveis, adequadas à realidade e pautadas pela prudência que as fragilidades financeiras nos recomendam.


Sem comentários:

Enviar um comentário