ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

VENDO A QUESTÃO DE OUTRO MODO


Há, sempre, mais do que um modo de ver as coisas, como tão claramente o demonstrou aquela garrafa de whisky que tanto podia dizer-se meia cheia como meia vazia. E assim parece ser.
Apenas temos de nos impor o cuidado de não ir longe demais nestas coisas das “metades” para não tirarmos conclusões erradas à conta de uma matemática que pode ser matreira. É que, não se alterando uma igualdade quando ambos os membros se multiplicam pelo mesmo valor, poderíamos, multiplicando por dois, concluir ser uma garrafa cheia igual a uma vazia! E não é.
É o que me preocupa neste dia em que dois dos mais controversos e verborreicos políticos deste país se colocam naquela “metade” que só critica o modo como a Justiça trata Sócrates que, apesar de ser do modo como trataria qualquer um de nós, vê nisso uma maldade, uma agressão ao segredo de justiça ou um perigoso desrespeito pelos direitos humanos, enquanto a outra “metade” fica chocada com o que poderá ter feito alguém com certos privilégios que o poder lhe concedeu para, como a Justiça diz, ser suspeito de crimes muito graves que a todos nós prejudicam!
E lá se pode fazer o exercício que pode concluir com uma não verdade.
Mas a questão maior é esta: terá Sócrates acrescidos os seus direitos por ter sido um governante e, por isso, ter direito a um tratamento especial ou, pelo contrário, ter aumentadas a suas responsabilidades nos comportamentos que deveria ter como exemplo que não deixa de ser para a “plebe” que governou?


Sem comentários:

Enviar um comentário