ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 1 de novembro de 2014

UM PREOCUPANTE VAZIO DE IDEIAS


Acabo de ler que Marques Mendes afirmou, no seu programa semanal na SIC, que o “PS parecia uma viúva do socratismo”, ideia que lhe deixou a postura que teve no debate sobre o Orçamento de Estado em que se limitou a criticá-lo sem apresentar uma só proposta de alternativa como se esperaria de um partido que pretende, em futuro próximo, ser o do governo.
Idêntica ideia me deixou a mim como já o expressei em reflexões que publiquei a propósito de um debate que, afinal, nem o foi, porque numa Assembleia que mostrou bem um vazio confrangedor de ideias, não ouvi uma só intervenção com a qualidade e a preocupação que deveria haver na discussão do futuro daqueles que, supostamente, ali são representados.  
É muito preocupante, sem dúvida.
Porém, mais preocupantes me parecem as conclusões que se podem tirar de alguns comentários que logo foram feitos a propósito desta informação publicada em “notícias ao minuto”, como este em que alguém diz “Pois parece assim como o menino Mendes parece um "orfão adotado por um casal Gay"!
Será este tipo de afirmações ôcas, descabidas, sem razão e sem critério que vão conformar a decisão da maioria dos portugueses que, dizem as sondagens, vai escolher um partido sem ideias e sem projecto de sociedade, como tão claramente o PS tem demonstrado ser? Então, talvez a maioria esteja bem representada na AR.
Podemos ter razões de queixa de um Governo que esteve distante do que seria o melhor para recuperar os danos que o anterior causou. Mas cometer o erro de o substituir por outro cuja incapacidade ficou bem demonstrada na ruína em que Portugal caiu, não me parece ser uma decisão coerente ou capaz de evitar piores males nem, sequer, de remediar os que foram já causados.
Nem, infelizmente, nos novos partidos que parecem querer entrar na disputa do poder me tenho dado conta de ideias que possam definir um melhor rumo para a nossa vida em comum, de ideias que levem em conta a realidade que nos rodeia.

Não parece uma situação confortável esta de um país sem ideias que o orientem. As consequências, em breve as conheceremos com mais certeza. 


Sem comentários:

Enviar um comentário