ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

MAIS UM GRANDE PASSO PARA A HUMANIDADE


Depois de, ao longo de 10 anos, percorrer 500 milhões de quilómetros ao longo de uma trajectória que deu 3 voltas ao Sol, a sonda Rosetta lançou a módulo Phillae sobre a cabeça do cometa Tchouri onde, depois de alguns estremeções parece ter-se estabilizado.
As fixações previstas para a ligar ao cometa não funcionaram e, por isso, o módulo está simplesmente poisado, graças a uma pequeníssima força de gravidade que transforma os seus cerca de 100 kg em Terra em apenas cerca de 3 gramas. Espera-se que assim se possa manter e cumprir a tarefa de fornecer informação que permita avançar no conhecimento de como se formou a Terra.
O cometa foi descoberto em Setembro de 1961 pelos astrólogos Tchourioumov-Guérassimenko, tem uma forma oblonga cuja maior dimensão pouco ultrapassa 4 quilómetros e uma massa volúmica de 400Kg/m3 o que é menos de metade da massa volúmica da água.
Tem uma trajectória muito extensa, tendo-se verificado que seria impossível a sua observação antes de 1840 em consequência da distância excessiva a que, antes, se encontrava.
A Agência Espacial Europeia já divulgou as primeiras fotografias enviadas pelo módulo a partir do cometa, como pode ser visto em http://www.esa.int/ESA.
Se o primeiro passo na Lua foi, para Armstrong, "um pequeno passo para o Homem mas um passo gigantesco para a Humanidade", este foi um passo ainda maior, ainda que muito pequeno perante a imensidão do Universo do qual continuamos ainda a conhecer quase nada.
A ida do Homem à Lua aconteceu em 1969, oito anos depois de descoberto o cometa onde agora, 45 anos depois, aterrou o módulo Phillae.
É lenta, muito lenta, a conquista do Espaço no qual, apesar de todos os êxitos já conseguidos, ainda não percorremos mais do que uma pequeníssima distância.

Nota: A Agência Espacial Europeia é uma organização intergovernamental para exploração do espaço, da qual fazem parte Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suiça.
 A base de lançamento de foguetes da Agência é o Centro Espacial de Kourou na Guiana Francesa.


Sem comentários:

Enviar um comentário