ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

ATÉ QUANDO DEVEM OS IDOSOS SER AUTORIZADOS A CONDUZIR?


Há já algum tempo que pensei reflectir sobre esta questão tantas vezes sugerida por notícias de um qualquer idoso que entrou na auto-estrada em contra-mão ou cometeu outra irregularidade qualquer igual a tantas que os condutores mais jovens também e mais frequentemente cometem.
Hoje, um programa televisivo em que, ainda que de um modo pouco profundo, a questão foi abordada, levou-me a fazê-lo.
Apesar de não serem os idosos os mais culpados por tantos acidentes que acontecem, é evidente que a questão deve ser pensada com os cuidados que a segurança rodoviária exige, porque a idade tem os seus efeitos que vão reduzindo, necessariamente, a capacidade para conduzir.
Falo com a experiência de quem tem já uma idade avançada e conduz há quase sessenta anos sem, felizmente, ser responsável por qualquer acidente.
Não sinto, por enquanto, qualquer dificuldade para conduzir. Mas sei que não será sempre assim, pelo que a verificação regular da capacidade que com o tempo inevitavelmente decrescerá, terá de ser regular, devendo eu próprio , para além do que a lei exige, ter os cuidados e tomar as iniciativas que as circunstâncias me levem a pensar serem necessárias. 
É certo que jamais alivio os cuidados que sempre tive na condução os quais, pelo contrário, mais reforço para minha segurança e dos demais que, como eu, utilizam as vias públicas.
Não pode ser a idade um factor determinante na permissão para conduzir mas sim as condições físicas e mentais que, em qualquer idade e para bem de todos, devem ser devidamente controladas, porventura com certificação do médico que, há tempo bastante, siga as condições de saúde de quem pretende ver prorrogada a sua licença de condução.
A propósito, reproduzo aqui uma notícia de Agosto deste ano: "Nos últimos dois anos morreram na estrada 52 pessoas com presença confirmada de cannabis; 87,5% dos condutores estavam sob efeito activo da droga. Jovens são mais afectados. Primeiros dados nacionais do Instituto de Medicina Legal
Um número muito superior aos casos de morte causados por acidentes com idosos que, quando acontecem, os jovens jornalistas gostam muito de salientar.


Sem comentários:

Enviar um comentário