ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 23 de novembro de 2014

MUDANDO DE ASSUNTO: RONALDO, MESSI E PEYROTEU


Não somos um povo que se caracterize por uma grande auto-estima. 
Raramente apreciamos ou, até mesmo, reconhecemos o que de bom possuímos ou tenhamos feito, sendo demasiadas as vezes em que nos deixamos seduzir por feitos alheios dos quais, tantas vezes sem qualquer razão, nos julgamos incapazes.
Mas a verdade que a realidade comprova, mesmo sem regressar ao passado heróico das conquistas e dos descobrimentos, é que somos tão capazes como quaisquer outros, nem sendo raro que, do pouco numeroso povo que somos, sobressaiam factos, feitos ou figuras que o mundo não pode deixar de reconhecer entre os maiores.
E para aliviar um pouco esta tensão com que o Caso Sócrates mais esmaga a pouca consideração em que nos temos e do qual, constantemente, se ouvem ainda as mesmas coisas, olhei um pouco para o lado e deparei-me com uma notícia sobre futebol que me prendeu a atenção.    
No despique constante entre Ronaldo, que parece na calha para bater todos os recordes do futebol, e Messi, já vencedor de quatro bolas de ouro, foi notícia recente que o argentino teria batido o mítico recorde de Zarra no número de golos marcados no campeonato espanhol.
Não gostou da notícia a filha do antigo goleador que contrapõe que seu pai continua a ser o recordista alegando, referindo-se a Messi, que "É um grande jogador, mas participou em mais 12 jogos. Supera o número de golos, mas penso que não é correto dizer que bateu o recorde. Não bateu. O recorde será batido quando alguém marcar 251 golos em 267 jogos. Messi precisou de 280".
Há quanto tempo não ouvia falar de Zarra, o rematador poderoso que vi jogar pela selecção espanhola por duas vezes! Penso, até, que poucos portugueses se lembrarão dele, o que, depois de tanto tempo e por ser estrangeiro, me parece natural.
Menos natural me parece que não conheçam ou não recordem o enorme goleador sportinguista Fernando Peyroteu que tantas vezes vi jogar e que, falando de recordes, supera Messi e o próprio Zarra.
De facto, aos 0,94 golos por jogo de Zarra e aos 0,9 de Messi responde o nome de Peyroteu com os seus 331 golos em 197 jogos de campeonato, o que significa uma média de 1,68 golos por jogo, ainda por ninguém superada!


Sem comentários:

Enviar um comentário