ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

DEMISSÕES


É um facto que o que se passou com o aproveitamento dos vistos gold é reprovável por todas as razões que se agravam quando são responsáveis por altos cargos do Estado que se prestam a actos criminosos dos quais os não julgaríamos capazes.
Não se prestam já os tempos à impunidade que até há bem pouco tempo sempre deixava a culpa solteira nem à irresponsabilidade política por aquilo que aconteça.
O Ministro da Administração Interna reconheceu a situação de fragilidade em que ficou por diversas razões compreensíveis e não por questões de responsabilidade pessoal que tenha assumido, pelo que se demitiu.
O aproveitamento político pelos que reclamam eleições antecipadas foi imediato, com as repercussões que podem ser notadas nestes programas de antena aberta, como o que estou a ouvir neste momento, em que se amplia o eco dos chavões que os mentores da revolta política provocam na massa que os escuta e, depois, confunde alhos com bogalhos, como acontece quando se compara a atitude de Miguel Macedo com a de Jorge Coelho após a queda da Ponte Hintze Ribeiro que lhe não trazia responsabilidade política alguma mas que acelerou as vantagens da condição de ex-ministro.
Finalmente as culpas que são atribuídas a quem tenha imaginado ou legislado os agora famigerados vistos gold que alguns, os inteligentes do costume, já sabiam que daria este resultado, sugerem-me a pergunta simples de saber se será responsável por um atropelamento o construtor do carro que outro conduzia.
Mas recorda-me que, diz o saber de experiência feito, "o bom julgador por si julga".
Mas que outras circunstâncias de responsabilidade e de incompetência política já deveriam ter levado outros ministros a demitirem-se também, é coisa em que não posso deixar de pensar a propósito da atitude de Miguel Macedo.
Pelo que oiço àqueles a quem, depois de quarenta anos, as jogadas políticas mais simplórias ainda enganam, francamente duvido que sejamos um povo já preparado para a democracia!


Sem comentários:

Enviar um comentário