ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

DIA DO NÃO FUMADOR


Depois de dezenas de anos a fumar, passei a ser um não fumador que se não cansa de recomendar aos que fumem que deixem de fumar!
À maneira do que a anedota conta daquele escocês que não fazia amor porque, dizia, “a posição é ridícula, o prazer é efémero e sai caro”, é fácil dar conta do ridículo que é andar pela rua pendurado num cigarro, ver uma boca que parece uma chaminé, como é desagradável um bafo que cheira a tabaco e não será preciso fazer muitas contas para verificar quão caro sai.
Mas o mais importante de tudo é, sem qualquer dúvida, o mau que é para a saúde a satisfação de um prazer efémero que é das maiores causas de morte em Portugal.
Como deixar de fumar? Pensando em tudo isto, no mal que a nós próprios fazemos e no ridículo que é depender de um vício caro e que nos obriga à figura ridícula de dele andar pendurado!
Fui ao médico que me receitou um medicamento que, fui avisado, não substituiria a força de vontade de que necessitaria para deixar de fumar. O que desagradou profundamente ao meu espírito de contradição.
Tomei religiosamente o medicamento, mas fumei sempre que me apetecia enquanto ia olhando para outros fumadores cuja figura me não agradava.
Um dia, pouco mais ou menos um mês depois, deixei de fumar a olhar para aquele cigarro que, sem qualquer razão válida de ser, estupidamente ia meter na boca.
Diria até que criei uma autêntica aversão a este vício mortal que, mesmo mais de dez anos depois, ainda me cria algum desconforto.


Sem comentários:

Enviar um comentário