ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 15 de novembro de 2014

VAI O PROBLEMA DA LEGIONELLA DESEMBOCAR NO BECO DOS MISTÉRIOS E DA FANTASIA!


Depois de mais de 300 infectados e de, pelo menos, 7 mortos confirmados como vítimas da infecção pulmonar provocada por uma bactéria conhecida por “legionella”, é natural que se deseje saber qual foi a origem deste forte surto que aconteceu e, pela sua amplitude, ocupa já, na História do Mundo, um lugar de destaque.
Rapidamente o surto se tornou o quarto maior de todos os tempos em todo o mundo mas, passados poucos dias, passou para terceiro, havendo a esperança de que daí não passe, agora que parece reconhecida a sua causa.
As observações geográficas e as análises laboratoriais feitas levam a crer tratar-se de um foco de legionella situado nas torres de refrigeração da empresa Adubos de Portugal onde terão sido encontradas grandes concentrações da bactéria. Mas, segundo a administração da empresa, não é verdade que não tenham sido feitas inspecções depois de 2012. Foram e controladas por laboratórios acreditados e, quanto a legionella, deram negativos!!!
Pelo que li na comunicação social, a empresa emitiu um comunicado em que pode ler-se:
"1. A ADP Fertilizantes cumpre de forma rigorosa a lei e as recomendações decorrentes da sua licença ambiental.
2. Ao contrário do que diz a edição do Expresso de 15 de novembro de 2012 - "Adubos de Portugal sem inspeção à legionela de 2012 - a fábrica suspeita de contaminar mais de 300 pessoas não fazia testes há dois anos"-, desde 2012, respeitando as melhores técnicas disponíveis para este tipo de indústria, foram realizadas por laboratórios acreditados cinco análises de despistagem de legionela nas torres de arrefecimento da fábrica de Alverca e todas revelaram resultados negativos. 
3. As autoridades foram informadas dos valores apurados."
Mas, conforme consta em resultado das análises agora feitas, a legionella estava lá e, como os factos o comprovam, o surto que alguma causa fez acontecer e vitimou muita gente aconteceu realmente e numa zona geograficamente compatível com a dispersão que a partir daquelas torres aconteça.
Na Ciência, as questões não se resolvem com comunicados nem com as perplexidades que de controvérsias possam resultar. 
É estranho que inspecções tenham mostrado que não há focos de legionella em locais onde outras agora mostraram haver. Tal como a razão nos diz que um violento surto de infecções não acontece por coisa nenhuma!
Coisas inexplicáveis que se encaixam bem na definição de milagre…
Talvez por isso seja melhor começar a procurar alguém para santificar porque para condenar vai ser difícil, apesar de a sociedade ter o direito ao esclarecimento sobre o que se passou e os trabalhadores das indústrias com torres de refrigeração encerradas por precaução exigirem, através da federação de sindicatos que representam a indústria química, "medidas imediatas de protecção da saúde dos trabalhadores e das populações".

NOTA:Uma notícia de hoje dá conta de que o Ministro Paulo de Macedo informou que a bactéria encontrada na principal torre de refrigeração suspeita coincide com a que provocou a doença nas pessoas afectadas.
O Director-Geral de Saúde, por sua vez, informou que o processo foi entregue na Procuradoria-Geral da República, pelo que se encontra em segredo de justiça que não consente que seja identificada a empresa considerada responsável pela origem do surto.


Sem comentários:

Enviar um comentário