ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Ó TEMPO VOLTA PARA TRÁS


Diz uma notícia que acabo de ler que a saída de Miguel Macedo do governo está a criar sérios problemas ao PSD cujos dirigentes estão preocupados com a “perda de peso político” que de tal resulta. Afirmam, até, que o partido fica fragilizado, com menos capacidade para a batalha política que se avizinha.
Além disso preocupa-os, também, a escolha feita por Passos Coelho para substituir Miguel Macedo numa pasta que vai exigir muita experiência, sangue frio e decisão num período de tempo, o de campanha eleitoral, em que a agitação social tende a aumentar. Qualidades que a nova ministra, sem experiência política, não terá, apesar de toda a competência técnica que possa ter.
E todas estas preocupações parecem justas de sentir depois de, ao longo de três anos, o PSD tudo ter feito para se auto destruir. É que nem faço ideia do PSD que exista hoje, sobretudo pelas manifestações de fragilidade demonstradas por aqueles a quem, julgaria eu, competia serem a força renovada que o deveria fazer vencer.
Desde a vitória de Passos Coelho que os habituais pesos-pesados do partido, aqueles que eram as caras mais conhecidas, foram desaparecendo das lides partidárias. Alguns deles abandonaram o partido, outros suspenderam a militância e, para além disso, alguns destes têm-no enfrentado com mais força do que aquela de que uma Oposição de muito pouca qualidade mostrou ser capaz.
Aliás, o mesmo acontecera no PS durante o “consulado” de Seguro que substituiu os desacreditados “gerontes” por outra gente a quem competiria, também, renovar as forças de um partido enfraquecido e descredibilizado pelos desgovernos do ambicioso e leviano Sócrates.
Mas, afinal, tudo quanto parecia lógico que acontecesse, uma renovação que o tempo que passa exige que seja feita, não terá sido mais do que um interregno no drama em curso, no qual os actores afastados, aos poucos se reergueram e aparecem agora, quais múmias desmaiadas, para ocuparem, de novo, os seus lugares.
Terá sido um tempo perdido este que vivemos, como que uma pausa no tempo que jamais deixa de avançar, o que significa, naturalmente, mais um atraso na evolução de que não parecemos ser capazes, mais um ficar para trás num pelotão do qual conhecemos bem a cauda.
Quando a evolução que o tempo impõe não acontece, quando são as ideias velhas a dominar as que a novos tempos não conseguiram adaptar-se, a consequência só pode ser mais um penoso equívoco do qual, como desde há muito acontece, mais uma vez, amargamente nos arrependeremos.


Sem comentários:

Enviar um comentário