ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 9 de março de 2013

A PESTE GRISALHA



Uma intervenção de um jovem deputado na AR, na qual disse que Portugal foi contaminado pela “peste grisalha” deu-me, a par de outras declarações de gente que se preocupa mais com o dinheiro do que com a vida, uma outra pista para pensar como este modelo económico de que a “peste gandula” tanto gosta é incompatível com a própria Humanidade.
Ninguém melhor do que um que já nem grisalho é, para entender estas teorias de uma nova “peste” que alastra e é preciso combater para salvar a economia.
Todos nos julgamos imortais a certa altura da vida. No meu tempo de rapaz, olhávamos os idosos com comiseração porque, coitados, já mal se podiam bastar. Mas era uma forma humana de os olhar. Tratávamo-los com respeito, dávamos-lhe a mão para ajudar, preocupávamo-nos com o desconforto que a idade lhes causaria. Mas jamais pensaríamos que, um dia, seríamos assim.
Hoje, mesmo os de meia idade, julgando-se na força da vida e com direitos que outros não devem prejudicar, olham os idosos com desdém, mesmo com a agressividade dos que por eles se julgam prejudicados e pedem-lhes para morrer depressa!
Não se terá alterado o sentimento de que “eu jamais serei assim”, mas inverteram-se os valores que, antes, se centravam na Humanidade e hoje colocam a Economia no topo do que mais vale.
Como se alterará este modo de pensar gandulo quando, se disso tiverem a sorte, forem grisalhos também!
Saberão então que, sentindo ainda quão úteis poderiam ser, são desprezados pelos que se julgam os detentores da força e da verdade e nunca os autores dos erros em que os mais velhos fundaram o seu saber e eles deveriam aproveitar para evitar os males que ao mundo causa a sua ignorância estúpida.

Sem comentários:

Enviar um comentário