ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 20 de março de 2013

CONQUISTADORES DO ESPAÇO?

Talvez esta notícia seja mais relevante do que possa parecer à primeira vista. “O satélite Voyager tornou-se o primeiro objeto construído pelo Homem a ultrapassar os limites do Sistema Solar e a sair completamente da influência dos raios solares, de acordo com a "American Geophysical Union".
Tal acontece 35 anos depois de ter sido lançado, o que diz bem de como estamos longe de ser “viajantes do espaço” e continuamos confinados a um espaço menor neste Universo infinito onde procuramos encontrar as nossas origens, vida semelhante à nossa ou, simplesmente, um planeta para onde possamos estender esta civilização que parece já não caber no nosso quase exaurido mundo.
Na cada vez mais premente resposta à insuficiente capacidade de suporte da Terra, o que podemos dizer é que será muito longo o período de tempo que nos separa de qualquer possibilidade de encontrar alternativas, outro ou outros mundos onde nos instalarmos.
Mais provável me parece que a Humanidade enfrente sérios problemas que podem comprometer o seu futuro neste mundo onde, muito por sua responsabilidade, cada vez mais espécies se extinguem, para além de uma ordem natural que nos mostra como são perecíveis mesmo o que parecem mais fortes.
Não me conto entre os que acreditam que o problema da capacidade de suporte da Terra é um falso problema porque, antes de ser ultrapassada, o Homem terá já “conquistado” outros planetas onde continuará e desenvolverá a civilização aqui começada. Antes penso que teremos de encarar o problema de frente para evitar as tragédias a que a nossa imoderação na utilização dos recursos naturais nos pode conduzir.
Nada ainda me levou a modificar esta ideia que tenho de estar o Homem a errar demais na sua atitude de arrogância perante a Natureza que nunca conseguirá dominar e que, por mais que pensemos que não, se recomporá, em fúria, das feridas profundas que lhe causarmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário